29 outubro 2010

Entretenimento: Sessão Dupla dedicada a Paris

A 30 de Outubro de 2010 e a fechar os ciclos dedicados ao cinema francês, dois olhares sobre a cidade de Paris, recordando o que Bogart e Ingrid Bergman dizem em “Casablanca”: “Teremos sempre Paris”. Mesmo um filme não francês pode, como qualquer pessoa que já tenha passeado por Paris, saber bem o que aqueles amantes querem dizer.

PARIS (Paris)
Esta é a história de um parisiense que adoece e se questiona sobre a morte. O seu estado dá-lhe um novo olhar sobre as pessoas com quem se cruza. Imaginar a morte dá sentido à sua vida, às vidas das outras pessoas e à vida de toda a cidade. Tal como um mapa do metro, Paris é uma rede de interligações. Há o irmão e a irmã que é uma assistente social que lida com problemas colectivos, ele é um dançarino que quer tratar do seu corpo. Há duas irmãs no 16º bairro que trabalham em moda e têm uma vida desprendida e fácil. Há outros grupos de pessoas que são mais ou menos chegados como os vendedores do merca do, um imigrante clandestino dos camarões… todos se encontram reunidos em Paris.

Realização: Cédric Klapisch;
Intérpretes: Fabrice Luchini, Juliette Binoche, Romain Duris, etc;
França, 2008, 130 minutos;
CCE: Maiores de 6 anos

A ÚLTIMA VEZ QUE VI PARIS (Last Time I Saw Paris)
Charles Wills volta a Paris. Aí recorda-se do qu e lhe acontecera quando a cidade acabara de ser libertada. Trabalhava então como jornalista no “Star and Stripes” e aí conheceu Helen Ellswirth, o grande amor da sua vida e com quem se casou pouco depois. Com pouco dinheiro, Charles dedicava as suas noites a escrever um romance, que foi rejeitado por vários editores. Quando tinha perdido todo o ânimo surge uma boa notícia: os poços de petróleo no Texas, que lhe foram dados pelo sogro, James Ellswirth, tornaram-se produtivos e transformaram-no num homem rico. Em Paris percebe agora que aquela súbita riqueza fez com que perdesse as ambições literárias bem como quase que destruísse o casamento com a mulher da sua vida.

Este filme parece querer repisar o que Bogart e Ingrid Bergman dizem em Casablanca quando referem que terão sempre as recordações de Paris a uni-los. É também em Paris que Charles vai recordar os seus melhores momentos. Paris é a cidade mítica. A cidade dos amores, dos beijos.

Realização: Richard Brooks;
Intérpretes: Elizabeth Taylor, Van Johnson, Walter Pidgeon, etc.;
EUA, 1954,118 minutos; NC

Sem comentários:

Enviar um comentário