30 outubro 2010

Livro: Contos e lendas da lusofonia de M.Margarida Pereira-Müller

As lendas são a história residual, associada à natureza, à memória dos lugares, às superstições, à justificação das tradições que perduram e resistem através dos tempos.

Os contos são as narrativas. Da oralidade à escrita eles dão consistência e estrutura às situações e fixam a leitura do imaginário.

Quem conta um conto acrescenta um ponto, lá diz o velho ditado. É assim que, por vezes, o mesmo conto tem várias versões.

As lendas e os contos populares têm uma função social agregadora e transmitem valores que nos acompanham no decorrer da vida. O contador de histórias tem um papel preponderante na interpretação da lenda ou do conto e uma função lúdica-ou-pedagógica junto do público a que se destina.

CONTOS E LENDAS DA LUSOFONIA de M. Margarida Pereira-Müller propõe aos leitores mais jovens uma compilação e versão de textos tradicionais dos países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor), incluindo uma excepção, Goa, que regista uma comunidade de falantes e estudiosos da cultura de expressão portuguesa.

M. Margarida Pereira-Müller no âmbito da literatura juvenil é autora de “O Macaquinho do Narizito Branco” em edição bilingue (português-alemão), “Os Mais Belos Contos Tradicionais” e “Contos e Lendas do Mundo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário