27 outubro 2010

Cultura: S. Martinho em Mora - Pavia e Fluviário festejam a tradição

No Concelho de Mora o 11 de Novembro é comemorado com tradição e muita animação. População e visitantes são convidados a experimentar os petiscos, castanhas e provas de água-pé na vila de Pavia, enquanto os mais pequenos deslumbram espécies aquáticas e terrestres dos habitats de água doce no Fluviáro de Mora, com entrada gratuita no Dia de S.Martinho.

S. MARTINHO DÁ À PROVA ÁGUA-PÉ E PESTISCOS NOS CAFÉS E RESTAURANTES DE PAVIA
Como é tradição, dia 10 de Novembro é dia de água-pé e petiscos para a população nas comemorações do S. Martinho de Pavia, com visitas em desfile e ao som de charanga aos principais restaurantes e cafés daquela vila do concelho de Mora.

A “procissão” pelos lugares gastronómicos de Pavia inicia-se às 19H00 e passa pelos cafés Caeiro, Raposo, Dólmen, Mimo, Rossio e “Vamos Lá” e pelos restaurantes O Forno, Solar de S. Dinis, Retiro do Motorista e Arre Mulinha.

Em todos eles, há petiscos e provas de água-pé para gáudio da população local e forasteira. A festa antecede a chegada do Inverno, num evento que já é tradição no concelho.

S. Martinho no Fluviário – RECEITA DE Bolota DÁ ENTRADA GRÁTIS
Fluviário de Mora relembra tradição antiga, apela à necessidade de conservação dos montados de sobro e de azinho e oferece entradas gratuitas às receitas de bolota mais saborosas.

Uma das tradições pré-romanas entre os povos da Península Ibérica, como os Lusitanos, era a de obter farinha a partir das bolotas que colhiam no Outono. Esta farinha, uma vez seca, podia ser conservada durante todo o Inverno para preparar pão de bolota, em vez de pão de cereais – escassos durante o Inverno.

O Fluviário de Mora, relembrando este costume antigo e a necessidade de conservação dos montados de sobro e de azinho, sugere que no dia 11 de Novembro de 2010 – dia de S. Martinho, o visitante traga uma receita de bolota e ganhe uma entrada grátis no Fluviário de Mora.

Destaque também para a celebração do S. Martinho deste concelho alentejano, com gastronomia típica da região na vila de Pavia – conhecida pelos vastos monumentos Megalíticos – e que fica bem próxima do Fluviário.

Sem comentários:

Enviar um comentário