26 abril 2010

Música: Quinta Sinfonia de Beethoven com a Orquestra Metropolitana de Lisboa

A Quinta Sinfonia, da autoria do compositor alemão Ludwig Van Beethoven, considerada um monumento da criação artística, é interpretada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa num concerto que se realiza no dia 30 de Abril, às 21h30, no Auditório do Museu do Oriente.

Reputado pelo tipo de propostas musicais e pelas formações internacionais que já dirigiu, Michael Zilm volta aos palcos portugueses, transportando os espectadores pelos quatro movimentos que constituem esta sinfonia, a primeira do autor composta em tonalidade menor.

Os quatro movimentos estabelecem, entre si, uma homogeneidade orquestral apesar da alternância de ambientes que marca esta grande obra. O primeiro revela uma grande tensão, com um naipe de cordas a atingir momentos de dramatismo extremo. O segundo andamento apresenta a solenidade de uma marcha fúnebre, que se eleva pela sua emoção e beleza. No terceiro andamento, o regresso a uma atmosfera de crispação que se resolve, finalmente, no tom triunfal do quarto andamento.

Na primeira parte deste concerto, o público tem a oportunidade de ver e ouvir um dos mais talentosos jovens músicos portugueses da actualidade, o violetista Jano Lisboa, a interpretar um concerto para violeta e orquestra da autoria do compositor alemão Paul Hindemith. Jano Lisboa formou-se na Academia Superior da Metropolitana e integra, actualmente, a Orquestra de Câmara de Munique.

Sem comentários:

Enviar um comentário