29 abril 2010

Automóvel: smart fortwo electric drive em Portugal

No âmbito da estratégia global da smart de combinar sustentabilidade com tecnologias inovadoras para a mobilidade urbana individual, totalmente isenta de emissões poluentes, estará presente em Portugal, no início do mês de Maio, a primeira unidade smart fortwo electric drive para um conjunto de iniciativas em Lisboa e Porto. Com esta viatura, a Marca inicia o processo de introdução no mercado nacional deste modelo, que se inicia em Outubro, com a chegada de um total de 25 unidades smart fortwo electric drive.

Equipado com uma unidade propulsora eléctrica de 30 Kw (41cv), altamente eficiente e com bateria de iões de lítio, que apresenta vantagens decisivas em relação a outros modelos de bateria, incluindo elevada performance, períodos de carregamento mais curtos, maior tempo de vida útil e grande fiabilidade, o smart fortwo electric drive é a alternativa mais económica, amiga do ambiente e compatível com o tráfego urbano.

O custo aproximado de carregamento total desta unidade eléctrica rondará os 2 Euros, um valor consideravelmente inferior ao de um motor de combustão com uma performance semelhante. A aceleração dos 0 aos 60 km/h é feita em 6,5 segundos estando a sua velocidade máxima limitada aos 100 km/h. Deste modo, esta unidade eléctrica combina economia com agilidade e compatibilidade ambiental de forma única neste segmento.

A bateria, que pode ser carregada em qualquer tomada doméstica, dispõe de uma autonomia para 135 quilómetros. São necessárias três horas e meia para carregar até uma capacidade de 80% e oito horas para atingir a sua capacidade total. De referir ainda que a bateria encontra-se alojada debaixo da carroçaria, não comprometendo o espaço interior.

Dados técnicos mais relevantes:
Potência 30 Kw (41 cv.)
Aceleração dos 0-60 km/h 6,5 segundos
Velocidade máxima 100 km/h
Autonomia 135 km
Emissões CO2 0 g/km

Primeiras unidades do smart fortwo electric drive
A fábrica de Hambach, em França, representa desde o seu início um inovador conceito de produção. A linha de montagem foi configurada para corresponder de modo optimizado aos requisitos de montagem e de logística, assegurando processos de produção altamente eficientes. A partir de 2012, está prevista a produção em série deste modelo eléctrico, fazendo parte do programa regular da gama e comercializado através da Rede de Concessionários smart em Portugal. Deste modo, a smart realça o seu papel pioneiro rumo à mobilidade individual isenta de emissões em cidades e áreas urbanas.

No decorrer deste ano, as primeiras 1.000 unidades serão entregues a clientes para participarem em diversos projectos de mobilidade em alguns países Europeus, incluindo Portugal, nos EUA e no Canadá.

Primeiros passos
A smart tem tido um papel pioneiro, desde 2007, em termos de sistemas de propulsão eléctricos. Em retrospectiva, a smart iniciou uma condução isenta de emissões sob as duras condições do dia-a-dia na cidade de Londres. Desde 2007 que 100 unidades smart fortwo electric drive, da primeira geração, estiveram ao serviço de clientes. O feedback deste projecto foi muito positivo e confirmou o elevado grau de maturidade deste conceito de veículo. Em 2008, foi introduzida a segunda geração do smart fortwo com uma unidade propulsora eléctrica aperfeiçoada e altamente eficiente com bateria de iões de lítio.

Sem comentários:

Enviar um comentário