28 abril 2010

Entretenimento: Autora literária lança site sem barreiras de acessibilidade

Está disponível online desde este fim-de-semana o site da autora literária Fátima Marinho (www.fatimamarinho.com), o qual se distingue por ser acessível a pessoas de várias origens ou com incapacidades auditivas e/ou visuais. Com conteúdos em seis idiomas (português, castelhano, francês, inglês, italiano e alemão) e convertidos em ficheiros áudio nas mesmas línguas, a autora pretende chegar a todos os públicos, aproximando-se dos leitores. Por isso mesmo, o site privilegia as ferramentas de interacção, possibilitando comentários e estando interligado com um blog de Fátima Marinho e páginas nas redes sociais (MySpace, YouTube, Facebook e Twitter). A autora prepara-se para apresentar o seu primeiro livro literário, “À Procura de Um Lugar”, onde é contada a história de Vicente, cujo nascimento mudou a vida de todos os que o rodeiam, tudo porque “trazia consigo uma revelação esmagadora. Tinha trissomia 21”.

O menu do site inclui, para além da homepage, os itens “Sobre a Autora”, “Poesia” - editado semanalmente, acompanhado de vídeo, que integrará páginas do YouTube, Facebook e MySpace -, “Pensamentos”, “Viagens”, “Álbum” - fotografias de várias vivências -, “Cartas” - edição de textos enviados a Fátima Marinho pelos leitores -, “Livros” - apresentação dos livros literários, escolares e académicos, com excertos e opiniões, inclusive de figuras como o psiquiatra Daniel Sampaio ou o presidente da Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21, Miguel Palha -, “Blog” - espaço pessoal da autora, onde serão incluídos textos e vídeos, também a integrar nas redes sociais - e “Contactos”.

A inexistência de barreiras de acessibilidade é um dos factores distintivos do site, sendo que algumas das publicações da autora serão editadas em áudio livro e “traduzidas” para Braïle.

1 comentário: