26 abril 2010

Cultura: Japão em festa no Museu do Oriente

Oficinas sobre samurais, demonstrações de artes marciais nipónicas e uma celebração especial do Dia da Mãe, segundo a tradição japonesa, são as actividades organizadas pelo Museu do Oriente, nos dias 1 e 2 de Maio, para assinalar a Festa do Japão.

O fim-de-semana começa com a oficina “O Enigma dos Samurais”, dirigida a crianças, que desvenda o mundo de virtudes dos conhecidos guerreiros japoneses.

As artes marciais, originárias do Japão, estão também em destaque nestes dias. A 1 de Maio, o karaté e o kyudo – arte marcial de arco e flecha – dão início a uma série de demonstrações gratuitas e workshops preparados pelo Museu. A 2 de Maio, o protagonismo vai para o aikido – arte marcial sem movimentos ofensivos, que alia a componente física à componente espiritual – e para o kendo – arte em que são utilizadas espadas de bambu.

E porque o Dia da Mãe é uma data especial, o Museu do Oriente assinala-o, a 2 de Maio, com a oficina “Haha No Hi – Feliz Dia da Mãe!”, que revela o modo como as famílias do Japão festejam esta data. Do origami ao kirigami, das franjas de lã ao papel crepe, os mais novos podem aprender a preparar um cravo, muito particular, para oferecerem à Mãe, cumprindo-se a tradição japonesa.

A Festa do Japão decorre no Museu do Oriente até 9 de Maio e assinala as comemorações dos 150 Anos do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre Portugal e o Japão.

Sem comentários:

Enviar um comentário