25 abril 2010

Livro: O regresso do Hooligan

Tudo começa quando o autor (e narrador) tem a possibilidade de regressar à Roménia, o seu país natal. Philip Roth aconselha-o a ir mas Saul Bellow tenta dissuadi-lo. Ele decide partir, finalmente, para esse país de onde fugiu em 1986. Desencadeia-se então uma torrente de recordações: a infância interrompida pela deportação para um campo de concentração, o entusiasmo juvenil pelo comunismo e o subsequente desencanto, a vida sob a ditadura de Ceausescu, o refúgio na literatura, as dificuldades sentidas por um intelectual num meio asfixiante e, finalmente, o exílio.

O Regresso do Hooligan é o relato de uma existência imersa nos grandes acontecimentos do século XX, uma viagem através do tempo e do espaço, do sonho e da realidade, do passado e do presente de um escritor que sabe revelar a beleza da dor e transformar a biografia numa arte maior.

Considerado um dos nomes cimeiros da literatura mundial e por diversas vezes apontado ao Prémio Nobel de Literatura, Norman Manea nasceu em Bucovina, na Roménia, em 1936, no seio de uma família judia. Deportado aos cinco anos com a família para um campo de concentração na Ucrânia, regressa em 1945 à Roménia. Na adolescência viveu a ilusão da utopia comunista, da qual se distanciou pouco tempo depois. Licenciado em Engenharia, alternou esta actividade com a escrita até 1974, dedicando-se a partir daí em exclusivo à literatura. Em 1986, obteve uma bolsa de estudo em Berlim Ocidental, onde residiu durante um ano, e estabeleceu-se depois em Nova Iorque, onde reside actualmente. É professor de Cultura Europeia e escritor-residente no Bard College.
 
Um livro editado pela ASA.

Sem comentários:

Enviar um comentário