26 abril 2010

Música: Maio Barroco em Óbidos

Um concerto ao ar livre no telhado de uma das casas do Bom Sucesso Design Resort e ainda um espectáculo no Convento de São Miguel, Gaeiras, são algumas das novidades do Maio Barroco 2010 em Óbidos.

Na edição deste ano, a organização do evento, a Óbidos Patrimonium, E.E.M., pretende inovar e descentralizar os concertos da Temporada de Música erudita, dedicada ao compositor obidense José Joaquim dos Santos (1747 – 1801).

Assim, e para além dos habituais locais da vila de Óbidos, onde decorrem os concertos do Maio Barroco, nomeadamente na Igreja de Santa Maria, Auditório Municipal da Casa da Música e Santuário do S. Jesus da Pedra, em 2010, um dos telhados das moradias do Bom Sucesso Design Resort, servirá de palco para o espectáculo “O Rei David”, interpretado pelo Grupo Coral Alma Nova, com entradas livres. O concerto realiza-se no dia 1 de Maio, às 21h30.

Com esta iniciativa, o município de Óbidos pretende chamar a atenção sobre o património musical local junto dos residentes dos empreendimentos turísticos do concelho.

Também o bonito cenário do Convento de S. Miguel das Gaeiras recebe no dia 22 de Maio, às 21h30, o espectáculo “Incanto Del Barroco”, pelo Quarteto Insieme Barroco.

A par da componente musical, a programação deste ano inclui um Atelier Pedagógico “Técnicas de Pintura Barroca” dirigido a adultos e crianças. Esta acção decorrerá na Praça de Santa Maria com orientação da pintora Romarina Passos. Inscrições no Museu Municipal de Óbidos (telefone 262 959 299). Custo da inscrição €10,00.

J.J. dos Santos foi mestre da Santa Igreja Patriarcal e ficou conhecido como o único compositor da segunda metade de setecentos que teve a sua obra impressa. Hoje, a sua obra encontra-se dispersa pelo mundo inteiro e tem havido notícias da existência de partituras suas em Paris, Rio de Janeiro e em muitos outros países.

Os bilhetes para os concertos custam €7,50 e podem ser adquiridos no Posto de Turismo de Óbidos, em www.obidos.pt e no local do espectáculo a partir das 16h00. Os portadores do cartão “Via Verde para a Cultura” têm entradas livres.

Sem comentários:

Enviar um comentário