13 abril 2011

Cultura: Museu do Oriente desmistifica cultura Namban

Adicionar legenda

Quem eram os namban-jin, ou bárbaros do Sul, e qual a sua importância na sociedade japonesa, são algumas das questões que o curso “A Cultura Namban no Japão da Idade Moderna” pretende desmistificar, ao longo de seis sessões que decorrem no Museu do Oriente, aos sábados, entre 30 de Abril e 4 de Junho.

Ministrado por Alexandra Curvelo, este curso regressa a 1543 para explicar de que forma os namban-jin, os primeiros europeus (portugueses, espanhóis e italianos) a desembarcar no Japão, influenciaram o estilo de vida nipónico, dando origem à denominada cultura Namban.

Este fenómeno, resultante da curiosidade mútua e da tensão pulsante entre os namban-jin e as classes guerreira, religiosa, artística e mercantil japonesa, abrangeu áreas tão distintas como as artes visuais, os ritos e cerimoniais religiosos, as artes performativas, a língua e a cultura científica de ambas as civilizações.

Se no Japão, especialmente na zona de Quioto e Osaca e na ilha de Kyushu, a cultura Namban se manifestou de forma mais visível e duradoura, no resto do Mundo é ainda fonte de algum mistério e curiosidade.

Este curso acontece no âmbito da exposição “Encomendas Namban. Os portugueses no Japão da Idade Moderna”, patente no Museu do Oriente, até 31 de Maio.

Curso
“A Cultura Namban no Japão da Idade Moderna”
30 de Abril a 4 de Junho
Datas: 30 de Abril, 7, 14, 21 e 28 de Maio, 4 de Junho
Sábados | 10h00-13h00
Local: Piso 4
Público-alvo: Adultos
Participantes: Mín. 50
Preço: € 75,00

Sem comentários:

Enviar um comentário