28 abril 2011

Motor: Volkswagen reforça aposta nos descapotáveis novo Golf Cabrio

Apresentado oficialmente no decorrer do último Salão de Genebra (Março de 2011), o novo Golf Cabrio representa a chegada antecipada na época ao ar livre, sublimando os prazeres da condução a céu aberto.
A nova geração de um dos descapotáveis mais bem sucedidos de sempre a nível mundial revela uma imagem moderna e apelativa, no seguimento dos conceitos da actual geração Golf VI. Com quatro lugares e conforto acima da média, o novo Golf Cabrio dispõe de quatro amplos lugares e possui um inovador sistema de capota de lona, de accionamento electrohidráulico, que destapa o habitáculo do novo modelo em apenas 9,5 segundos.
A estética exterior do novo Cabrio segue os padrões do actual Golf de três portas, mas destaca-se por um elevado grau de independência de design, graças à adopção de uma nova secção traseira, um perfil mais baixo ao nível do tejadilho e a ângulo de inclinação mais vincado do pára-brisas. A imagem do novo descapotável torna-se especialmente dinâmica quando dotado das ópticas dianteiras bi-xénon, disponíveis como opção. Neste caso, as luzes diurnas em LED estão montadas de série. 
Tal como no Golf GTI, as luzes traseiras são de LED. Outras dotações do equipamento de série do Golf Cabrio incluem várias e eficazes soluções de segurança passiva e activa, tais como os arcos de protecção em caso de capotamento (accionamento automático), airbags dianteiros, airbags laterais para a cabeça e tórax, airbag para o joelho (do lado do condutor) e ESP (Programa Electrónico de Estabilidade).
 O novo Golf Cabrio é um dos descapotáveis mais suaves e silenciosos da actualidade, mesmo quando comparado com “cabrios” de capota rígida. Estas propriedades ficam a dever-se à nova capota optimizada ao máximo em função desses parâmetros. Possui também um sistema de accionamento hidráulico extremamente rápido na abertura e fecho da capota. Além disso, a capota pode ser accionada (abrir ou fechar) em andamento, a velocidades até 30 km/h. 
Apesar da sua arquitectura descapotável e do sofisticado sistema de capota, o novo Golf Cabrio proporciona uma utilização muito confortável e versátil, fruto de um vasto espaço interior que facilita a condução no dia-a-dia. Um bom exemplo é a bagageira, que oferece 250 litros de capacidade mesmo com a
capota aberta. O habitáculo é generoso em espaço e possui quatro bons lugares, sendo os traseiros adequados para adultos.
Ideais para viajar tranquilamente a céu aberto, os cinco motores disponíveis na gama (todos com turbocompressor e injecção directa) oferecem potências entre 105 e 210 CV. No que toca aos motores a gasolina (TSI), dois podem ser equipados com a caixa de velocidades de dupla embraiagem (DSG), o mesmo sucedendo com um dos motores Diesel (TDI). Por outro lado, três das motorizações que integram a nova gama Golf Cabrio, estão disponíveis na versão BlueMotion Technology, capaz de elevados padrões de poupança de energia. O melhor exemplo das capacidades de poupança do novo Golf Cabrio é mostrado pela versão 1.6 TDI com 105 CV e BlueMotion Technology: o consumo médio de gasóleo é de apenas 4,4 l/100 km, o equivalente a 117 g de CO2 por cada quilómetro percorrido.
Na generalidade, todos os equipamentos de conforto, conveniência, segurança, comunicação e entretenimento que caracterizam o actual Golf berlina, estão também disponíveis no Golf Cabrio, de série ou em opção, consoante as versões. O único opcional não disponível será o tecto de abrir…
Desde o lançamento do primeiro Golf “aberto”, em 1979 (Golf I), a Volkswagen já colocou no mercado mais de 684 mil unidades Golf Cabrio. Com o novo modelo agora lançado, este número continuará a subir exponencialmente.
O sucesso do Golf Cabrio foi sempre constante, atravessando todas as gerações Golf e, por vezes, sem registar alterações na sua própria geração. De facto, não houve versões Golf Cabrio criados de raiz nas gerações Golf II, Golf IV e Golf V. Nesses períodos, o Golf Cabrio continuou fiel aos seus princípios,
actualizando-se apenas no que era essencial sem perder o seu charme e apelo, nem quaisquer argumentos ou vantagens, recorrendo a ligeiros retoques e actualizações estéticas para se integrar na geração Golf  respectiva.
Mesmo com o lançamento de modelos como o New Beetle Cabrio e o Eos, o Golf Cabrio manteve o seu estatuto e prestígio, continuando a proporcionar o compromisso ideal para muitos utilizadores em todo o mundo.
O novo Golf Cabrio é produzido na fábrica de Osnabrück, na Baixa Saxónia (Alemanha), uma unidade anteriormente pertencente à Karmann e que foi recentemente renovada e melhorada, com uma capacidade de produção instalada de cerca de 100 mil veículos por ano. A reentrada em produção desta fábrica foi precisamente iniciada com o novo Golf Cabrio em meados de Março passado. Até final do corrente ano, a Volkswagen investirá cerca de 300 milhões de euros nesta fábrica, que se tornou na sexta unidade fabril da
Volkswagen no estado da Baixa Saxónia.

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