20 abril 2011

Lazer: Jardim Zoológico lança campanha Um Último Grito pelos Primatas!

Jardim Zoológico orgulha-se de participar na campanha de sensibilização e conservação, promovida anualmente, pela Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA). Um Último Grito pelos Primatas!  é o mote da campanha dedicada aos grandes primatas e gibões – Hominóides: chimpanzés, gorilas, orangotangos e gibões.

Esta campanha de conservação tem como principal objetivo contribuir de forma significativa, contínua e duradoura para a sobrevivência destas espécies e dos seus habitats. A sua missão passa por aumentar a proteção do habitat e reduzir a perda do mesmo, reduzir a caça e o comércio ilegal destas espécies, alterar o padrão comportamental dos consumidores e reduzir a pressão sobre estes animais e os seus habitats. Conseguir angariar donativos para um fundo de conservação destas espécies in-situ (no habitat natural) é, assim, fundamental para o sucesso da Campanha.

Sem o nosso apoio, o futuro dos Hominóides (6 espécies de grandes primatas e 16 espécies de gibões) será certamente a extinção. Todos estão ameaçados e quase todos em perigo ou criticamente em perigo de extinção, de acordo com a UICN (União Internacional da Conservação da Natureza). Por isso é necessário atuar com urgência, principalmente em relação a algumas espécies.

O gibão-de-hainan necessita de uma intervenção imediata, estando no limiar da extinção com menos de 20 indivíduos no habitat natural. Também o gorila-do-rio-cross necessita de intervenção, com menos de 400 indivíduos no meio selvagem. Estima-se ainda que, daqui a apenas 50 anos, o gorila-da-montanha esteja totalmente extinto.

Sem o apoio de iniciativas, como esta campanha da EAZA, da qual o Jardim Zoológico faz parte, estas espécies extinguir-se-ão. Todos podemos e devemos apoiar esta causa”, refere o ator Ricardo Carriço, porta-voz da campanha. 

Uma das principais ameaças aos grandes primatas é a exploração mineira. A tantalite (mineral utilizado no fabrico computadores e telemóveis) é extraída de uma reserva natural para o gorila-das-terras-baixas, na República Democrática do Congo, destruindo o seu habitat. Como consequência, nos últimos anos esta população diminuiu 80% nesta área.
Por todas estas razões, a TMN Kids juntou-se ao Jardim Zoológico nesta causa, através do incentivo à reciclagem de telemóveis. Por isso, a TMN Kids irá entregar 1€ por cada telemóvel antigo que for entregue no Jardim Zoológico. O valor angariado irá reverter para a campanha de conservação dos grandes primatas.

Para que todos possam contribuir para esta campanha, foi ainda criado um número de telefone (760 78 20 30), para o qual basta telefonar. O custo da chamada é de 0,60€ + Iva, valor que irá reverter directamente para o fundo de conservação dos Primatas.

Saiba mais sobre a campanha em www.apecampaign.org ou em www.zoo.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário