21 abril 2011

Lazer: Mytable - o primeiro portal que alia inovação à gastronomia

Portugal é um país com uma forte paixão e know-how pela gastronomia. Foi a pensar nestas características que três jovens empreendedores se associaram para criar o www.mytable.pt, o primeiro portal de reservas online de restaurantes actualmente em vigor. Muito mais do que um “simples” site, este portal permite proceder a reservas em cerca de 100 restaurantes, usufruir de descontos e promoções especiais, acumular pontos e ainda aceder ao ranking dos melhores restaurantes do país.

O projecto surgiu em 2010 mas foi no início deste ano que os três jovens apresentaram o mytable. A curto prazo, o objectivo desta plataforma, cujo investimento para o primeiro ano de funcionamento ronda os 100 mil euros, passa pelo aumento do número de restaurantes aderentes e pela vontade de se assumir como o principal portal de reservas online português. Disponibilizar serviços adicionais e assegurar presença nos eventos gastronómicos de maior destaque em Portugal são outros pressupostos.

A simplicidade, segurança e transparência são os valores em que assenta este projecto. O utilizador, através do acesso ao portal www.mytable.pt, pode consultar os vários restaurantes associados e proceder à sua reserva. No site, é possível observar os comentários de outros clientes relativamente a quatro variáveis (qualidade da refeição, ambiente, serviço e preço), assim como o ranking dos melhores restaurantes – Mytable TOP 6 – que resulta de uma análise desses mesmos comentários. Tudo isto sem qualquer custo. Pelo contrário, o utilizador pode ainda beneficiar de diversas vantagens como pacotes especiais, promoções ou descontos e aderir ao sistema de Pontos Mytable que permite trocar os pontos por cheques de desconto, refeições grátis ou experiências gastronómicas.

Relativamente à possibilidade de comentar o serviço e a qualidade dos restaurantes, os jovens são claros. “A credibilidade e transparência da nossa informação é um princípio que jamais queremos que seja colocado em causa e, nesse sentido, decidimos adoptar um modelo muito rigoroso sobre todos os comentários disponibilizados no nosso site. Ao contrário do método geral praticado pela maioria dos portais agregadores de conteúdos, no Mytable apenas poderão avaliar/comentar um restaurante, os utilizadores que tenham efectuado reserva online através do site, que tenham efectivamente comparecido nesse restaurante e que tenham desfrutado dessa refeição. Neste capítulo, a nossa prioridade passa por garantir que a avaliação de cada restaurante seja a mais fidedigna possível, tentando minimizar a probabilidade de existirem comentários desvirtuados e pré-concebidos”, esclarecem.

A criação do mytable passou, segundo os sócios, por “desenvolver uma plataforma dinâmica que agrega toda a informação sobre restaurantes nacionais, independentemente do seu tipo de cozinha, preço ou localização, e que permita a qualquer utilizador reservar a sua mesa através da Internet, com total conforto, garantia de reserva e sem qualquer custo associado”. 

Os mentores deste projecto, todos eles com idades entre os 27 e os 29 anos e licenciados em Informática e Gestão de Empresas pelo ISCTE, têm objectivos claros para a plataforma. Depois de alargar a rede de restaurantes e assegurar presença nos principais eventos gastronómicos do país, o objectivo é a expansão nacional e, numa fase posterior, a internacionalização da marca Mytable para a América do Sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário