24 março 2011

Gastronomia: Vinhos Ameal na vanguarda da produção biológica

Tom Cannavan, autor reconhecido internacionalmente e criador de um dos sites mais prestigiados sobre vinhos a nível mundial, www.wine-pages.com, voltou a Portugal este ano, onde realizou provas aos os vinhos produzidos na Quinta do Ameal.

Segundo Cannavan, nomeado Jornalista do Ano 2010 pelos produtores portugueses e colaborador nas mais prestigiadas publicações especializadas, como a Decanter, World of Fine Wine e Harpers Wine & Spirit, os vinhos produzidos por Pedro Araújo «estão na vanguarda da produção biológica e entre os mais belos brancos produzidos em Portugal».

Cannavan atribuiu 90 pontos aos vinhos Ameal Espumante 2002, Ameal 2009 e Ameal Escolha 2003, 91 pontos ao Ameal Escolha 2008 e 93 pontos (das notas mais altas dadas a vinhos Portugueses) ao já famoso Ameal Special Harvest, o mais recente vinho e também o primeiro Ameal Special Harvest produzido por Pedro Araújo, já provado por especialistas e críticos portugueses, que o classificaram com 17,5 e 19 pontos, numa escala de 20, e foram unânimes na afirmação da sua qualidade, considerando-o como um dos melhores existentes no mercado.

A localização da Quinta do Ameal desde sempre exprimiu o seu elevado potencial para vinhos da casta Loureiro e vinhos doces naturais. Estes, ao longo de muitos anos, foram optimizados pelas técnicas culturais na vinha, como pela sabedoria e cuidados técnicos na adega. Hoje conserva as técnicas antigas e o saber fazer de gerações e guarda o segredo deste vinho, que só é conseguido em anos muito especiais e condições climatéricas únicas.

Em 2010, os vinhos Ameal passaram a estar na lista de vinhos do Restaurante da Tate Gallery (UK best wine list), na cadeia de lojas de luxo Harvey Nichols em Londres, Leeds e Edimburgo - a par da cadeia Harrod’s, estão entre as mais prestigiadas lojas de Inglaterra e a nível internacional. Também este ano, os vinhos produzidos por Pedro Araújo passaram a integrar a lista de produtos da Fortnum and Mason, com loja em Piccadilly, no centro de Londres, restaurantes e loja on-line, e restaurantes com estrelas Michelin em Londres, Nottingham, Marlborough e na Escócia, onde também estão no berço do Golfe mundial - Golfe St Andrews, fundado há 600 anos.



Quinta do Ameal
www.quintadoameal.com

1 comentário:

  1. Por nós, confirmamos o grande valor destes vinhos;

    Há realmente quintas que têm um cuidado muito grande em todo o processo de produção, e esse trabalho nota-se no resultado final.

    ResponderEliminar