30 março 2010

Sociedade: EMEL recruta Mini-fiscais

A EMEL – Empresa Pública Municipal de Estacionamento de Lisboa, E.E.M. promoveu hoje uma acção de sensibilização em parceria com a Escola Básica nº 21 EB 1 Padre Abel Varzim, no sentido de alertar para as boas práticas de estacionamento nas zonas históricas da cidade de Lisboa. Após o sucesso da primeira acção, em Alvalade, a empresa municipal de estacionamento volta a recrutar “mini-fiscais” por um dia.

Acompanhados por fiscais da EMEL e monitores, as crianças percorreram as principais artérias do Bairro Alto e Príncipe Real, alertando os condutores para as consequências do estacionamento abusivo. Os carros mal estacionados são sancionados com “mini-multas”, que exibiam mensagens pedagógicas (“Olá, sou o Duarte e tenho 9 anos. Se quisesse atravessar a rua em segurança não poderia porque o seu carro está aqui. Da próxima vez que estacionar, pense nisso. Obrigado”).

Através desta acção de prevenção, a EMEL dá continuidade à sua política de educação e sensibilização dos mais novos para a mobilidade eficiente e sustentável, suscitando o sentido de responsabilidade cívica e de respeito pelos direitos dos outros. Para além deste objectivo, a iniciativa cumpre a missão de informar os automobilistas das consequências do estacionamento incorrecto e despertar consciência para a utilização do espaço público consciente e responsável por parte de todos os cidadãos.

Os Bairros Históricos de Lisboa, enquanto zonas de acesso e estacionamento condicionado, são por vezes palco de situações de estacionamento abusivo, com sérias implicações no dia-a-dia dos muitos cidadãos que ali vivem e circulam diariamente. Por este motivo, a EMEL tem vindo a desenvolver um conjunto de medidas que visam melhorar as condições de circulação e estacionamento e garantir a segurança e qualidade de vida nos Bairros Históricos de Lisboa. “Dar Prioridade às pessoas” foi o lema do novo sistema de acesso aos Bairros Históricos que a EMEL lançou em Agosto passado com o intuito de melhorar condições de circulação, estacionamento, segurança e qualidade de vida de residentes e comerciantes.

Recorde-se que esta não é a primeira acção de sensibilização promovida pela EMEL em parceria com crianças. Em Setembro de 2009, a Empresa Pública Municipal de Estacionamento de Lisboa levou a cabo a primeira acção com os “Mini-Fiscais” do Jardim Escola João de Deus, em Alvalade.

Sem comentários:

Enviar um comentário