28 março 2010

Música: Rolling Stones "Exile on Main Street"

O icónico álbum dos Rolling Stones "Exile on Main Street" vai ser reeditado com o acrescento de dez faixas absolutamente inéditas! A edição do álbum coincide com a estreia do novo documentário "Stones In Exile".

A Universal Music Group anunciou a reedição de "Exile on Main Street", com o acrescento de dez temas que nunca foram antes ouvidos. Considerado como um dos maiores álbuns de sempre da história do rock'n'roll e um dos mais importantes do catálogo dos Stones, a reedição do álbum tem como data marcada para chegada às lojas o dia 17 de Maio de 2010.

Quando foi gravado, há mais de três décadas, "Exile on Main Street" foi inovador ao misturar vários géneros musicais, instrumentos e até artistas numa obra-prima viciosamente rítmica. Esta reedição inclui dez temas inéditos gravados originalmente durante a época de "Exile" e recentemente descobertos durante o processo de re-masterização do álbum. Entre os inéditos incluem-se títulos como "Plundered My Soul", "Dancing in the Light", "Following the River" e "Pass The Wine", que tiveram uma evolução paralela, embora mantendo-se fiéis à essência desse álbum de 1972. Versões alternativas de "Soul Survivor" e "Loving Cup" fazem também parte dos bónus desta reedição de "Exile".

Como complemento à reedição de "Exile on Main Street", um documentário, "Stones in Exile", está já terminado e poderá ser visto através das cadeias televisivas norte-americanas e será também transmitido internacionalmente pela BBC. O documentário inclui um raro arquivo nunca antes visto, fotos e entrevistas feitas na altura assim como entrevistas actuais com a banda e alguns artistas que os Rolling Stones influenciaram. Produzido por John Battsek - já vencedor de um Oscar - e realizado por Stephen Kijak, conhecido pelos seus premiados filmes "Cinemania e "Scott Walker: 30 Century Man", "Stones in Exile" oferece-nos um olhar pouco comum sobre a vida da banda enquanto está a criar um dos melhores álbuns de sempre.

O duplo-álbum original, com 18 faixas, foi gravado em vários estúdios e em múltiplas localizações, incluindo os Olympic Studios de Londres, a mansão Nellcote (propriedade de Keith Richards) em França e Los Angeles, cuja "Main Street" influenciou o título do álbum. As circunstâncias atípicas que rodearam o processo de gravação do álbum influenciaram decisivamente a sua composição, que reflecte e é influenciado pela turbulência socio-política que marcou a passagem dos anos 60 para os anos 70. Os Stones abandonaram aqui as influências da era do "flower-power" e direccionaram o seu processo criativo para algo mais abissal, mais excessivo, mais próximo daquilo que já eram os anos 70. "Exile" revela uma surpreendente mescla de géneros com pinceladas de blues, country, R&B e gospel misturadas com letras que exigem libertação e liberdade.

Para além dos Stones, o álbum mostra um eléctrico grupo de talentos que inclui Dr. John, Billy Preston e o pianista Nicky Hopkins. O guitarrista Mick Taylor, que tinha substituído Brian Jones pouco antes deste ter morrido, em 1969, é um magnífico guitarrista de blues que trouxe uma enorme intensidade e elegância a estes temas épicos. Por vezes, estes músicos e ainda outros presentes no estúdio de gravação, premutavam ideias com a banda, criando uma colaboração extremamente aberta e criativa para o álbum.

"Exile on Main Street" estará disponível em dois formatos de CD diferentes: uma edição com os 18 temas originais e uma edição deluxe do CD com os 18 temas originais e os dez bónus especiais. Haverá ainda uma embalagem super deluxe que inclui ainda o álbum em vinil, um documentário de trinta minutos em DVD, com imagens de "Cocksucker Blues", "Ladies and Gentlemen… the Rolling Stones" e "Stones in Exile", e um livro de 50 páginas para coleccionadores com fotos da época de "Exile". As dez faixas inéditas foram produzidas por Jimmy Miller, The Glimmer Twins (a dupla Mick Jagger/Keith Richards) e Don Was.

Sem comentários:

Enviar um comentário