31 março 2010

Ambiente: Jardim Zoológico reforça preservação dos Golfinhos do Sado

O Jardim Zoológico tem como um dos principais objectivos para 2010, na área específica do Delfinário, dar continuidade à participação no Plano de Acção para os Golfinhos do Sado. Com uma política forte de divulgação, nomeadamente na sua apresentação na Baía dos Golfinhos, o Jardim Zoológico tem contribuído para a protecção dos Golfinhos do Sado e pretende reforçar esta actividade.

O parque faz parte da Comissão Executiva do Plano de Acção dos Golfinhos do Sado e participou na elaboração do texto técnico do Despacho n.º 21997/2009, que aprova o referido Plano de acção. O Jardim Zoológico tem também contribuído com os recursos e conhecimento técnicos na reabilitação de eventuais arrojamentos vivos de Golfinhos do Sado e colabora na certificação ambiental das empresas que fazem observação no local.

Segundo a Dra. Arlete Sogorb, do Centro de Vida Marinha do Jardim Zoológico, os Golfinhos, na sua globalidade não se encontram ameaçados. No entanto, “algumas populações específicas, como os Golfinhos do estuário do Sado, estão sujeitos a pressões de origem humana”.

O plano de acção aponta a poluição química e acústica, o incremento do tráfego marítimo (industrial ou recreativo), a actividade de whale-watching (quando realizada sem qualquer regulamentação) e o potencial impacto das alterações climáticas, associado ao aquecimento das águas e o degelo das calotes polares, como principais factores de pressão sobre os mamíferos marinhos e toda a fauna marinha.

O Centro de Vida Marinha do Jardim Zoológico mantém neste momento quatro Golfinhos (Tursiops truncatus), duas Focas-comum (Phoca vitulina), 14 Leões-marinhos (Zalophus californianus e Otaria Byronia) e 26 Pinguins-do-cabo (Spheniscus demersus).

Entre 12 a 15 de Março, o Jardim Zoológico foi anfitrião da 38ª Conferência Anual da Associação Europeia de Mamíferos Marinhos (EAAM). Este encontro permitiu a apresentação de trabalhos e projectos que estão a ser desenvolvidos nos diversos Delfinários e Parques Zoológicos, europeus e americanos. Possibilitou ainda a troca de experiências e apresentação de novas técnicas de treino animal e novas tecnologias da medicina animal.

A conferência, que decorreu durante três dias, recebeu um total de 176 inscritos, nacionais e internacionais, dos quais 40 eram estudantes. O Jardim Zoológico, como símbolo da conservação das espécies, investigação científica e educação para a conservação, foi a entidade organizadora desta conferência.

Com o propósito de diminuir o impacto ambiental e compensar as emissões de carbono, cada participante teve a oportunidade de, voluntariamente, fazer uma doação que revertia a favor do projecto de conservação dos Golfinhos do Sado.

Sem comentários:

Enviar um comentário