30 março 2010

Ambiente: Rock in Rio-Lisboa - colocados os primeiros painéis solares

Esta manhã a organização do Rock in Rio-Lisboa 2010 e os parceiros do concurso “Rock in Rio Escola Solar” visitaram a Escola EB 2 3 de Colares, em Sintra, onde foram instalados os primeiros painéis solares e entregues os cheques às duas escolas que apresentaram os melhores trabalhos entre as 20 seleccionadas.

Parceiros e outras personalidades ligadas ao concurso “Rock in Rio Escola Solar”, nomeadamente Carlos Zorrinho, Secretário de Estado da Energia e Inovação, Mercedes Balsemão, presidente da SIC Esperança, Miguel Barreto, presidente da Home Energy, Edmundo Martinho, presidente do Instituto da Segurança Social, Alexandre Fernandes, director-geral da ADENE – Agência para a Energia, Isabel Almeida, Sub-Directora do DGIDC do Ministério da Educação, Elsa Santos, Responsável de Comunicação e Imagem da Prosegur, Marco Almeida, Vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra e vereador do Ambiente, Rui Santos, Presidente da Junta de Freguesia de Colares, e Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio visitaram a primeira escola a receber os painéis solares e conversaram com os estudantes e professores acompanhando de perto o sucesso desta iniciativa.

Miguel Barreto, presidente da Home Energy, abordou o sucesso do concurso já na edição de 2008 e, em particular, sobre a segunda edição do “Rock in Rio Escola Solar” salientado a adesão dos jovens estudantes a este concurso – 291 inscrições de 251 escolas de todo o país incluindo as ilhas – e também sobre o apoio da Home Energy ao Projecto Social do Rock in Rio-Lisboa 2010. Mercedes Balsemão, presidente da SIC Esperança, explicou a componente social do projecto numa perspectiva de longo prazo. Carlos Zorrinho, Secretário de Estado da Energia e Inovação, destacou a importância deste tipo de iniciativas para o país e do envolvimento dos jovens estudantes nas mesmas.

Seguiu-se a entrega dos cheques às duas escolas – Escola Secundária de Arganil, distrito de Coimbra, e Escola Básica de Gavião, distrito de Portalegre – no valor de 15 mil euros cada, financiado pelo Instituto de Segurança Social, apoio Social do “Rock in Rio Escola Solar”, para a implementação dos projectos. Entre as 20 escolas seleccionadas estas foram as duas escolas que apresentaram os melhores trabalhos e melhor conjugaram a criatividade, a inovação e a sustentabilidade, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida dos grupos específicos da comunidade local, introduzindo benefícios sociais e ambientais.

Todas as 20 escolas, por distrito e por região autónoma, são premiadas com 50 bilhetes para um dos dias do Rock in Rio-Lisboa 2010, 50 t-shirts, certificados e um sistema fotovoltaico e um sistema solar de produção de águas quentes sanitárias. No total serão cerca de 1.000 bilhetes para o Rock in Rio-Lisboa 2010.

O concurso “Rock in Rio Escola Solar” foi desenvolvido pelo Rock in Rio e pela SIC Esperança, em parceria com a ADENE - Agência para a Energia, com o apoio do Ministério da Educação – Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, do Instituto da Segurança Social, I.P., do Gabinete do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico e da Prosegur, enquadrando-se no âmbito da Década das Nações Unidas para o desenvolvimento Sustentável e no Ano Europeu da Criatividade e da Inovação. A Home Energy, apoio do Projecto Social do Rock in Rio-Lisboa 2010, vai instalar os sistemas solares fotovoltaicos nas escolas vencedoras do concurso, de norte a sul do país incluindo as ilhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário