28 dezembro 2010

Turismo: Novo ABC do alojamento

Para quem se sente perdido com as novas definições de hotéis, pensa que um “hotel boutique” é um hotel que vende roupa, ou que um “hotel cápsula” é um hotel para quem está doente, Hotéis.com, o website de reservas de hotéis em todo o mundo, esclarece todas as dúvidas e apresenta o novo vocabulário da indústria hoteleira.

Eco-Hotel
Estes hotéis preocupam-se particularmente com o ambiente. Reduzem o consumo de energia e evitam produzir impacto ambiental. Habitualmente, utilizam também produtos de fornecedores locais na cozinha, detergentes amigos do ambiente, e integram-se naturalmente na paisagem. O Hotel Jardim Atlântico, na Madeira, é um destes casos, e detém a Eco-Label da UE.

Hotel Cápsula
Os hotéis cápsula são um tipo de alojamento japonês muito económico e prático, com diversas celas de 2x2 metros. Foram desenhados para receber hóspedes em viagens de negócios, mas tornaram-se numa atracção junto dos turistas. O Shinjuku Kuyakushomae Capsule Hotel, em Tóquio, permite ficar alojado numa das cidades mais caras do mundo, por apenas 28 Euros/noite.

Hotel Boutique
O “hotel boutique” está muito próximo do mais conhecido “hotel de charme”. Exclusivos e pequenos, este tipo de hotéis oferece um excelente serviço ao nível do design de luxo, com particular atenção para os pormenores artísticos. O The Muse Hotel, um hotel de luxo de quatro estrelas, é um excelente exemplo, no centro de Nova Iorque, e disponibilizando as melhores vistas da cidade a partir de 257 Euros por noite.

Hotel de Gelo
As construções feitas apenas com gelo e neve encontram-se apenas nos países mais frios do mundo. A temperatura média no interior é entre 4oC e 6oC, independentemente de quão frio esteja lá fora. O Ice Hotel, na Suécia, é um dos mais conhecidos. Todos os anos é reconstruído com 30 toneladas de gelo e neve, e as camas incluem sacos-cama à prova de frio, mas as botijas de água quente são proibidas, dado que as camas poderiam derreter.

Hotel da Moda
Os quartos são de vanguarda, com design original e as mais recentes opções de serviços em termos de cozinha e entretenimento. São relativamente baratos e visitados por jovens artistas. O Farol Design Hotel, em Portugal, é um excelente exemplo de um hotel da moda, com vários quartos criados pelos melhores estilistas portugueses, desde Ana Salazar a José António Tenente e Fátima Lopes (entre muitos outros).

Hotel de baixo custo
Estes são hotéis com preços muito baixos por quarto/noite, criados especialmente para turistas mais jovens e para aqueles que querem viajar a baixo custo. Há muitas alternativas diferentes por todo o mundo, mas o Generator Hostel Berlin é provavelmente um dos melhores. Por apenas 10 Euros por noite, os viajantes podem dormir perto da Alexanderplatz e do O2 World.

Hotel flutuante
Este tipo de hotel é um meio-termo entre um edifício comum e um barco, e encontram-se alguns a flutuar por muitos rios em todo o mundo. O The Floatel Hotel, situado em Calcutá (na Índia) oferece a todos os hóspedes a possibilidade de descansar por cima do mar, num hotel que combina as características de um cruzeiro e de um hotel de luxo, por apenas 89 Euros por noite.

Hotel assustador
Os hotéis assustadores são a melhor opção para quem quer viver experiências fortes. As histórias, tradições e a decoração destes hotéis transmitem a sensação de medo durante toda a estadia. O Langholmen Hotell, em Estocolmo, reabriu em 1986, depois de ter funcionado 250 anos como Prisão Kronohaktet, tendo hospedado alguns dos criminosos mais famosos da Suécia, e mantém a “decoração” da época.

Hotel de cristal
Estes são alojamentos cujas fachadas são feitas de vidro. O design está na vanguarda da arquitectura moderna e, graças a este material, o céu reflete-se nestes hotéis. O Luxor hotel em Las Vegas, é o exemplo clássico de um Hotel de Cristal. O design é inspirado nas pirâmides, e todos os visitantes guardam uma memória especial deste edifício.

Sem comentários:

Enviar um comentário