30 dezembro 2010

Entretenimento: Fá-las Curtas na RTP2

Fá-las Curtas! é um novo concurso da RTP2 que procura jovens talentos na arte cinematográfica através da produção de curtas-metragens de ficção.

A equipa vencedora terá como prémio €10.000,00 para realizar uma curta-metragem para a RTP2. Aos jovens apenas é pedido que sejam criativos.

Às 16 equipas, compostas por um argumentista e um realizad or, são disponibilizados todos os meios técnicos, actores, guarda-roupa, adereços, décors e o mote para as histórias. E alguns dos actores mais conhecidos do cinema português já se disponibilizaram para serem dirigidos pelas equipas concorrentes!

...Em Fá-las Curtas o desafio dos concorrentes vai desde a fase de escrita do argumento à edição do filme. No final de cada episódio, são avaliados por um júri, composto pelos realizadores Joaquim Leitão e o João Garção Borges, que irá escolher a melhor curta-metragem e passar essa equipa à fase seguinte.

Num processo de selecção progressiva, cada dupla de jovens talentos dá o melhor do seu trabalho criativo para conseguir atingir o sonho de chegar à grande final, receber o ambicionado prémio: a encomenda de uma curta-metragem de dez minutos para a RTP2.

Apresentado por Filomena Cautela, Fá-las Curtas! é adaptado do original Fais Ça Court!, formato de origem canadiana, produzido em Portugal pela Valentim de Carvalho Televisão.A dirigir a equipa técnica de rodagem das curtas-metragens está Inês Carvalho, directora de fotografia. Todos os filmes serão captados e pós-produzidos em Alta Definição.

Com Fá-las Curtas! a RTP 2 apresenta um programa que dá a conhecer aos espectadores o processo de criação de curtas-metragens e oferece aos jovens candidatos a cineastas portugueses a oportunidade de escreverem e realizarem curtas metragens.

No final da série, terão sido realizadas 30 curtas-metragens. No início de Janeiro de 2011, a RTP2 começará a transmitir, aos sábados às 21h00, os 16 programas Fá-las Curtas! Em cada programa competem duas equipas.

A que na opinião do júri realizar a melhor curta-metragem, passa à fase seguinte, isto é, volta a ter a oportunidade de realizar um nova curta e competir com outra das equipas vitoriosas da fase anterior. Fá-las Curtas! vai ter, a partir de meados de Dezembro, grande presença nas redes sociais e um site próprio que desafiará os amigos de Fá-las Curtas! a enviarem os seus próprios vídeos… e estes também podem ganhar um prémio!

Foram admitidas 78 inscrições e seleccio nadas 16 equipas de dois concorrentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário