15 dezembro 2010

Entretenimento: 10 Noites 10 Filmes na RTP2

O cinema italiano deste século preenche as Noites da 2 entre 20 e 24 de Dezembro. Algumas das obras mais recentes de Paolo Sorrentino, Daniele Luchetti, Gianni Di Gregório e Nanni Moretti compõem o ciclo dedicado a uma das cinematografias mais irreverentes do velho continente. Entre 27 e 31 de Dezembro cinco filmes de realizadores espanhóis – Pedro Almodóvar, José Luis Cuerda, Alejandro Amenábar e Bigas Luna – fazem-nos viajar até aos temas marcantes da cinematografia do país vizinho.

20 Dezembro
IL DIVO - A VIDA ESPECTACULAR DE GIULIO ANDREOTTI (IL Divo)
Giulio Andreotti é um dos políticos mais poderosos do pós-guerra italiano. Eleito sete vezes Primeiro-Ministro, Andreotti viu a sua vida privada e o seu percurso político marcados por batalhas eleitorais, atentados terroristas e acusações difamatórias, sem que alguma vez tenha perdido a compostura ou a sua sublime ironia. Por este filme passa ainda uma certa Itália que se vê representada pelos seus dirigentes.

Realização Paolo Sorrentino
Intérpretes: Anna Bonaiuto, Carlo Buccirosso, Flavio Bucci, etc.
Itália, 2008, 110 minutos.
CCE: Maiores de 16 anos. Filme de Qualidade

21 Dezembro
AS CONSEQUÊNCIAS DO AMOR (Le Consequenze dell’Amore)
Titta di Girolamo leva uma vida rotineira, aborrecida. Vive num hotel na Suíça há quase 10 anos e passa os seus dias entre o lobby e o bar do hotel. Sempre impecavelmente vestido, vai observando os hóspedes e os funcionários com frieza e distanciamento. Mas um dia cede às emoções e mete conversa com Sofia, a atraente empregada do bar. A partir desse momento, o terrível passado de Titta começa a revelar-se.
Dia 21 de Dezembro, às 23h40.
Realização Paolo Sorrentino
Intérpretes: Toni Servillo, Olívia Magnani, Adriano Giannini, etc.
Itália, 2008, 100 minutos
CCE: Maiores de 12 anos.



22 Dezembro
O QUARTO DO FILHO (La Stanza del Figlio)
Giovanni é um psicanalista que reside e trabalha na cidade de Ancona, em Itália. É casado com Paola e tem dois filhos: Irene e o jovem Andrea. A sua vida é pacata e tranquila, dividida entre a família e o consultório, até que uma tragédia a transtorna completamente. Para atender à chamada urgente de um paciente, Giovanni deixa de acompanhar o filho à praia e nesse passeio Andrea morre afogado.
Com este filme, Nanni Moretti constrói um dos mais poderosos dramas dos últimos anos onde se abate por todos os elementos de uma família uma imensa dor pelo desaparecimento de um dos seus. São olhares e gestos que reflectem essa dor.
Dia 22 de Dezembro, às 23h40.
Realização: Nanni Moretti
Intérpretes: Nanni Moretti, Laura Morante, Jasmine Trinca, etc.
Itália, 2001, 98 minutos
CCE: Maiores de 12 anos. Filme de Qualidade.

23 Dezembro
ALMOÇO DE 15 DE AGOSTO (Pranzo di ferragosto)
A história de Gianni, um homem de meia-idade que vive com a sua idosa mãe num apartamento em Roma. Gianni tem algumas dívidas e não tem v indo a pagar a renda do apartamento. O administrador, percebendo esta situação, sugere um pacto: cancelará algumas destas dívidas se Gianni estiver disponível para receber a sua mãe para o almoço de 15 de Agosto. Mas junto com a mãe vem também a tia deste. Ao saber disto, o médico de Gianni entrega-lhe também a sua idosa mãe. Gianni fica assim repleto de velhinhas para o almoço de 15 de Agosto.
Realização: Gianni Di Gregório
Intérpretes: Valeria de Franciscis, Marina Cacciotti, Maria Calì, etc.
Itália, 2008, minutos
CCE: Maiores de 12 anos.

24 Dezembro
O MEU IRMÃO É FILHO ÚNICO (Mio Fratello é Figlio Único)
Accio, fascista, é irmão de Manrico, comunista. Entre os dois há um constante confronto numa época de grandes paixões e de agitação social e cultural: os anos 60 e 70. A atracção de ambos por Francesca põe à prova a relação entre eles.
Os anos 70 com as suas diferenças e clivagens conhecem aqui um filme que consegue retratar aqueles ambientes através do relacionamento de dois irmãos.
Realização: Daniele Luchetti
Intérpretes: Elio Germano, Riccardo Scamarcio, Angela Finocchiaro, etc.
Itália, 2007, 100 minutos
CCE: Maiores de 12 anos.

27 Dezembro
EM CARNE VIVA (Carne Trémula)
A sorte nunca foi generosa com Victor Plaza. Ele nasceu num dos dias mais escuros do regime de Franco, num autocarro que a sua mãe, uma prostituta, apanhou para chegar ao hospital. Um passe gratuito de autocarro para toda a vida é a coisa mais próxima de sorte que ele conheceu nos seus 20 anos de existência.
Apesar disto, Victor é jovem e a vida ainda não destruiu a confiança que ele tem nas pessoas. Em Elena, por exemplo, filha única de um diplomata e mulher com quem ele partilha a sua primeira experiência sexual. Quando Victor aparece em sua casa, Elena está à espera de um dealer que nunca mais chega. O aparecimento do jovem só vem piorar as coisas. Nervos, uma arma e dois polícias que também tiveram um mau dia complicam a inda mais a situação. David - um dos polícias - não consegue impedir o seu colega Sancho de começar uma violenta discussão que irá mudar as suas vidas para sempre.
David é atingido por uma bala que o deixa paralítico e numa cadeira de rodas para o resto da vida. Victor é considerado culpado e condenado a seis anos prisão. É aqui que o jovem assiste ao sucesso que David, entretanto transformado numa estrela de basquetebol nas Paraolimpíadas de Barcelona, agora partilha com a sua nova mulher, Elena. Pensamentos de vingança tornam-se uma obsessão.
Realização: Pedro Almodóvar
Intérpretes: Ángela Molina, Francesca Neri, Javier Bardem, L. Rabal, Penélope Cruz
Espanha, 1997, 103 minutos
CCE : Maiores de 16 anos.

28 Dezembro
A EDUCAÇÃO DAS FADAS (La Educación de las Hadas)
Nicolás é um inventor de brinquedos. Encontra em Ingrid, uma ornitóloga belga, a mulher de seus sonhos. O filho dela, Raul, tem 7 anos e uma imaginação fértil - e, para Nicolás, é como se o garoto fosse o filho que ele nunca teve. Todos vivem em plena felicidade até ao dia em que Ingrid decide terminar a relação subitamente, sem qualquer explicação. Desesperado, Nicolás tenta de tudo para recuperar a harmonia de sua família.
Realização: José Luis Cuerda
Intérpretes: Ricardo Darín, Irène Jacob, Jordi Bosch, etc.
Espanha, 2006, 103 minutos
CCE: Maiores de 12 anos.

29 Dezembro
MAR DENTRO (Mar Adentro)
Ramón é um tetraplégico que está preso a uma cama há trinta anos.
A sua única janela para o mundo é a do seu quarto, perto do mar, mar em que tanto viajou, mas também onde teve o acidente que lhe roubou a juventude e a vida. Desde então Ramón luta pelo direito a pôr termo à vida dignamente, luta pelo direito à eutanásia.
A chegada de duas mulhere s à sua vida alterará a sua existência: Julia é uma advogada que está disposta a apoiar a sua luta a favor da eutanásia, Rosa, uma vizinha que não desiste enquanto não o convencer que viver vale a pena. A personalidade de Ramón acaba por cativar as duas mulheres, que são obrigadas a questionar, como nunca até então, os princípios que regem as suas vidas. Ramón sabe que só a pessoa que o ama verdadeiramente será aquela que o ajudará a realizar a sua última viagem.
Destaque para o extraordinário trabalho de Javier Bardem que consegue transmitir toda a situação vivida por Ramón.
Realização: Alejandro Amenábar
Intérpretes: Javier Bardem, Belén Rueda, Lola Dueñas, etc.
Espanha, 2004, 125 minutos
CCE: Maiores de 16 anos. Filme de Qualidade

30 Dezembro
DESEJOS INCONSCIENTES (Jamón, Jamón)
Silvia, uma rapariga muito atraente, filha de Carmen, uma mulher abandonada que quer ganhar a vida num bar de estrada, anda com José Luís, filho de Conchita e de Manuel, proprietário de uma fábrica de roupa interior. Silvia fica grávida de Manuel. Conchita é uma mãe muito possessiva e não quer que José Luís case com a filha de uma mulher de má fama. Decide então pôr em marcha um plano para impedir o casamento, contratando os serviços de Raul, um jovem impetuoso que trabalha num armazém de presuntos e sonha ser toureiro.
Realização: Bigas Luna
Intérpretes: Javier Bardem, Penélope Cruz, Stefania Sandrelli, etc.
Espanha, 1992, 90 minutos
CCE: Maiores de 16 anos.

31 Dezembro
MULHERES À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS (Mujeres al Borde de un Ataque de Nervios)
Num apartamento de luxo de Madrid, três mulheres chegam ao seu limite psicológico. A super-sexy Pepa, sempre obcecada por Ivan, o amante que terminou a relação com ela deixando-lhe uma mensagem no atendedor automático. A sua melhor amiga, a neurótica Candela, procura refúgio em casa de Pepa, depois de descobrir que o seu amante & eacute; um terrorista. E a ex-mulher de Ivan, Lucia, acaba de regressar de uma estadia de 20 anos num asilo para doentes mentais. Na realidade elas estão completamente loucas, à beira de um ataque de nervos... e uma delas está prestes a cometer um crime, a menos que as outras desequilibradas mulheres a consigam deter.
Realização: Pedro Almodóvar
Intérpretes: Carmen Maura, Antonio Banderas, Julieta Serrano, etc.
Espanha, 1988, 85 minutos
CCE: Maiores de 12 anos. Filme de Qualidade

Sem comentários:

Enviar um comentário