02 fevereiro 2011

Livro: A Biblioteca Privada de Hitler – Os Livros Que Moldaram a Sua Vida

Adolf Hitler era um leitor compulsivo, detentor de uma extensa colecção com mais de 16 mil volumes. Porém, no final da Segunda Guerra Mundial, o seu vasto espólio ficou reduzido a pouco mais de 1200 livros (guardados na Biblioteca do Congresso, em Washington). Timothy Ryback foi à procura dos livros perdidos e escreveu A Biblioteca Privada de Hitler – Os Livros Que Moldaram a Sua Vida, com a chancela da Civilização, uma análise profunda e arrepiante sobre a forma como os livros influenciaram Hitler e deram rumo aos eventos que resultaram na Segunda Guerra Mundial. O autor estará em Portugal em Fevereiro.

Para alguém conhecido pelas pilhas de livros queimados, A Biblioteca Privada de Hitler – Os Livros Que Moldaram a Sua Vida acaba por ser um relato perturbador – ou melhor, uma biografia – do homem que arquitectou o Holocausto. Afinal, ao longo da vida, mais que Goethe ou Schiller, o Führer tinha Dom Quixote e Robinson Crusoe por companheiros de cabeceira. A sua colecção ascendia a um total de 16 mil livros.

A imprensa internacional é unânime nas críticas invulgares à nova obra de Ryback, o primeiro historiador a estudar a ligação entre o homem, os livros e o regime nazi. “Extremamente bem escrito […] Com uma abordagem singular […] Uma perspectiva inovadora sobre uma figura que originou inúmeras biografias mas que continua a ser um dos enigmas indecifráveis do século XX”, refere o Financial Times. Já o Washington Post Book World refere que este é um livro “escrito com vivacidade […] Absolutamente cativante […]. Fascinante – e perturbador”. “Original e compensador”, acrescenta o New York Review of Books.

Timothy W. Ryback é o autor de The Last Survivor: Legacies of Dachau, considerado pelo The New York Times um dos melhores livros de 1999. Escreve para a The Atlantic Monthly, a The New Yorker, o The Wall Street Journal, e o The New York Times. É co-fundador e co-director do Institute for Historical Justice and Reconciliation, em Haia, e vive em Paris com a mulher e os três filhos.
 
Editora: Civilização
Pvp: 18,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário