30 julho 2011

Tecnologia: Nokia N9 - Um Smartphone em estado puro

O Nokia N9 define-se como um smartphone único, que alia o melhor da tecnologia e do design. Uma das funcionalidades inovadoras deste modelo é a tecla home, que neste dispositivo é substituída por um simples gesto: um movimento de dedos. Ao utilizar uma aplicação, basta um simples deslizar dos dedos num dos lados do ecrã, para voltar ao ecrã principal.

Os três ecrãs principais foram pensados de modo a fornecer um acesso rápido às tarefas e aplicações mais importantes para um utilizador de smartphone, com destaque para as aplicações, notificações, acesso às redes sociais em tempo real e ao multi-tasking.

Pode dizer-se que o Nokia N9 é o exemplo de um terminal com um design industrial esbelto, combinado com a qualidade de fabrico Nokia. O equipamento foi cuidadosamente desenhado e é formado apenas por uma peça de policarbonato, que se funde suavemente com o vidro curvo. Já o ecrã preto e laminado une harmoniosamente a interface de utilizador com o restante corpo do smartphone.

O Nokia N9 está ainda equipado com a melhor e mais recente tecnologia que pode encontrar num smartphone, seja ao nível do sistema de navegação, seja ao nível da câmara e do som; tudo isto para que o utilizador possa ter a melhor experiência possível.

“Com o Nokia N9 quisemos criar uma forma melhor de usar o telefone. Para tal, inovámos no design do hardware esoftware. Reinventámos a home Key, ao substituí-la por um simples gesto: o deslizamento do dedo a partir do canto do ecrã. Este conceito traça um novo patamar de como a tecnologia deve ser: simples e intuitiva”, afirmou Marko Athisaari, chefe de design de produto Nokia. “E isto é apenas o começo. Os seus detalhes fazem com que o Nokia N9 seja único a todos os níveis, desde o design industrial, até à experiência de utilizador e à possibilidade dos developers desenvolverem aplicações em Qt; características que irão ser continuamente exploradas e desenvolvidas em futuros produtos da Nokia.

Conceito inovador de ecrã
Sem necessidade de ter uma tecla home, o ecrã do Nokia N9 ocupa toda a parte frontal do dispositivo, o que permite que as aplicações possam estar mais destacadas. O ecrã AMOLED de 3,9” é produzido em vidro curvo resistente aos riscos e o corpo de policarbonato permite que o equipamento tenha uma performance superior em termos de recepção de rede, o que significa que o utilizador terá uma melhor recepção de sinal e qualidade sonora nas chamadas.

Câmara, mapas e multimédia
O sensor de 8MP Carl Zeiss com auto-focus, a lente grande angular e a captura de vídeo HD, a juntar à grande abertura do diafragma, fazem com que esta câmara possa ter um desempenho óptimo, mesmo em condições de pouca luminosidade. Estas características fazem com que o Nokia N9 seja dos melhores smartphones com câmara alguma vez produzido.

O Nokia N9 tem navegação automóvel e pedestre gratuita, com orientações de voz através dos Mapas Ovi. Com a nova aplicação dedicada à condução, a Drive App, o utilizador pode entrar no carro e começar imediatamente a navegação até ao seu destino.

Com este telefone podem ser gravados clips de vídeo no (verdadeiro) formato 16:9. Além disso, e porque o Nokia N9 é o primeiro smartphone com descodificação sonora Dolby Digital Plus, com tecnologia de pós-processamento Dolby para auscultação, o utilizador tem uma experiência sonora surround com qualquer auscultador.

touch ficou ainda melhor
Dispondo da mais recente tecnologia sem fios, a Near Field Communication (NFC), o Nokia N9 permite que a partilha de imagens e vídeos entre dois dispositivos seja feita através de um toque entre os dois equipamentos. Permite ainda que o emparelhamento com acessórios Bluetooth, como por exemplo com o novo altifalante Nokia Play 360º NFC wireless, seja feita através de um simples toque entre os equipamentos.

Cores e memória
O Nokia N9 está disponível em três cores, preto, azul e rosa, e tem duas opções de armazenamento, 16GB e 64GB.

O Nokia N9 estará disponível em Portugal no quarto trimestre de 2011.

Pode encontrar mais informação sobre o Nokia N9, em http://swipe.nokia.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário