27 julho 2011

Música: 20º Aniversário de "Never Mind" de Nirvana

Editado em Setembro de 1991, «Nevermind», o segundo álbum dos Nirvana, e a sua estreia por uma multinacional, elevou Kurt CobainKrist Novoselic e Dave Grohl de banda de culto de Aberdeen, Washington, aclamada pela crítica, a porta-vozes de toda uma geração. Inconscientemente, ao mesmo tempo que provocaram uma mudança cultural, os Nirvana criaram um marco musical. Até ao final desse ano, depois de atingir o topo de praticamente todas as tabelas mundiais, acabando por vender mais de 30 milhões de exemplares em todo o mundo, «Nevermind» revelar-se-ia muito mais do que o mais bem sucedido e determinante álbum do seu tempo – ou de todos os tempos. Sendo o registo que trouxe de volta aos lugares cimeiros dos topes a verdadeira integridade e paixão do rock’n’roll, «Nevermind» havia de assumir-se como uma inspiração singular, ao longo das últimas duas décadas, tanto para fãs quanto para músicos. Sem sombra de dúvidas, vai continuar a sê-lo para as gerações vindouras.
Quando se assinala o 20.º aniversário de «Nevermind», a Universal apresenta uma reedição dando-lhe o cunho de clássico incontornável que merece. Com configurações distintas – que vão de uma edição Super Deluxe, composta por 4 CDs e 1 DVD, até uma remasterização do álbum original, em CD e formato digital comum –, as comemorações do 20º aniversário de «Nevermind» tiram verdadeiro partido da ocasião, revelando literalmente dezenas de gravações inéditas, obscuros lados B, misturas alternativas, sessões radiofónicas, raridades de estúdio e gravações ao vivo, incluindo, na íntegra, o concerto do Halloween de 1991, no Paramount Theatre, em Seattle.
Limitada e numerada, a edição Super Deluxe faz mais do que jus à sua designação – é a mais extensa e ambiciosa colecção do seu género, com apenas 10 mil exemplares disponíveis na América do Norte e 30 mil no resto do mundo. A Super Deluxe é composta pelo álbum original remasterizado, e correspondentes lados B de estúdio e ao vivo, pela primeira edição oficial das maquetas pré-«Nevermind», gravadas nos Smart Studios, do produtor Butch Vig, assim como pelas gravações dos ensaios seguintes – o que permite ao ouvinte compreender e observar canções como «Smells Like Teen Spirit», «Come As Your Are» ou «On A Plain» ganharem forma mesmo à sua frente. A Super Deluxe oferece ainda um olhar completamente novo sob «Nevermind», com um exclusivo do álbum nas misturas de Devonshire – onde o disco surge produzido e misturado por Vig ao invés da sua edição comercial final, uma versão produzida por Vig mas misturada por Andy Wallace. A Super Deluxe fica completa com um par de gravações inéditas realizadas pela BBC e com o já referido espectáculo do Paramount, de 1991, disponível pela primeira vez e em exclusivo deste formato, em CD e DVD (que apresenta, igualmente, os quatro telediscos de «Nevermind»), além de um deslumbrante livro de 90 páginas recheado de fotografias raras e inéditas, diversos documentos e outros artefactos visuais da época de «Nevermind».
A reedição de 20.º aniversário de «Nevermind» está ainda disponível no formato Deluxe (composto por um duplo CD com a remasterização do álbum e os seus lados B, as sessões dos Smart Studios, os ensaios e as sessões da BBC), em 4 LPs (uma edição em vinil de 180 gramas composta pelas mesmas 40 canções da edição Deluxe), em CD com o álbum original remasterizado e em versões digitais das edições standard e Deluxe. A actuação do Paramount Theatre, transcrito de película de 16mm e áudio multi-faixas, é o único concerto conhecido dos Nirvana gravado em filme e estará disponível com imagem em alta resolução e som em 5.1 surround e estéreo, em Blu-ray, assim como em DVD e formato digital.

Sem comentários:

Enviar um comentário