26 julho 2011

Cultura: Fluviário de Mora abre exposição dedicada aos mamíferos

O Fluviário de Mora inaugura dia 28 de Julho, pelas 19h, uma Exposição temporária dedicada aos Mamíferos que mais dependem da água doce em Portugal Continental.

Arrancaram e concluem-se em 2011 as obras de alargamento do Fluviário de Mora. O Lago exterior albergará o novo habitat das lontras e dois casais destes curiosos mamíferos aquáticos que aí farão as delícias do público. Também em 2011 se celebra o Ano Internacional do Morcego, o único mamífero voador.

Eis as razões para a escolha dos mamíferos como tema central da exposição temporária que estará patente até à Primavera de 2012, focando sobretudo os mamíferos que mais dependem da água doce que ocorrem em Portugal Continental.

Os mamíferos constituem um dos grupos dominantes de seres vivos nos últimos 70 milhões de anos. Apesar de ser um grupo com um número relativamente reduzido de espécies, apresentam-se com uma diversidade de dimensões, formatos e adaptações ao meio onde vivem como nenhum outro grupo.

Sendo um dos grupos mais afectados pelo impacto do ser humano, também ele um mamífero, é tempo de ganharmos consciência de que a natureza poderá subsistir sem o Homem mas que o inverso não será possível. Patente na exposição ficará um grande terrário que acolherá um casal de Musaranhos-de-água, um pequeno e interessante mamífero que ocorre no Norte e Centro do país e que depende dos cursos de água doce para sobreviver.

Esta nova exposição temporária, responsabilidade do Fluviário de Mora, foi feita em colaboração com o Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com produção de conteúdos pelo Doutor Francisco Petrucci-Fonseca.

Sem comentários:

Enviar um comentário