25 novembro 2010

Música: Sons do sitar no Museu do Oriente

O Museu do Oriente apresenta um espectáculo de música clássica indiana, ao som do sitar de Paulo Sousa, um dos raros intérpretes portugueses deste instrumento musical, no dia 2 de Dezembro, quinta-feira, às 21h30.

Neste concerto, o músico é acompanhado pelo tablista Francisco Cabral, na interpretação de um estilo musical que é, simultaneamente, antigo e contemporâneo, criado no momento da performance como resultado da criatividade dos músicos.

A abordagem de Paulo Sousa ao sitar torna-se única, ao fazer o cruzamento da sua experiência musical europeia com um toque pessoal e com a filosofia da música hindustânica (Norte da Índia).

Natural de Lisboa, Paulo Sousa desloca-se com frequência à Índia, onde já permaneceu, durante um ano, enquanto bolseiro da Fundação Oriente. Como músico, dedicou-se aos instrumentos de cordas, nomeadamente guitarra clássica e eléctrica, mas ao descobrir o sitar, originário do Norte da Índia, passou a dedicar-se inteiramente a este instrumento, tendo-se interessado profundamente pela sua cultura.

Desde o regresso da Índia, em 2007, Paulo Sousa tem vindo a divulgar o sitar e a sua música, com grande regularidade, tendo já realizado um espectáculo a solo no auditório do Museu do Oriente, editado em disco.

Sem comentários:

Enviar um comentário