28 agosto 2009

O Dia Antes da Felicidade de Erri de Luca


Acostumámo-nos, recentemente, a ler livros em que Erri De Luca, num exercício de laceração de grande valor moral, esculpe com a palavra literária histórias breves e intensas. Este novo relato, "O dia antes da felicidade", pelo contrário, nasce e move-se na abundância.


De Luca oferece aos leitores um sinal da dispersão que desta vez se torna matéria viva na sua narração, embora o núcleo do relato se mantenha sólido num objectivo perfeitamente atingido.

O núcleo do livro reside numa relação muito invulgar. Temos um rapaz órfão que entra na história «magro e contorcionista», cheio de curiosidade (mas sem malícia) pelo mundo, para depois sair dele já homem: sabe distinguir com naturalidade entre o Bem e o Mal; aceita – sem mágoas – a diferença entre riqueza e pobreza; aprenderá a conhecer como «natureza» as alegrias e as penas do amor.


À sua frente e ao seu lado, está uma espécie de pai putativo, o senhor Gaetano (porteiro do prédio onde mora, também órfão), que o guia através do conhecimento, contando-lhe histórias vividas na primeira pessoa. Aquelas histórias que só quem viveu «em baixo» pode contar: «as histórias são águas que correm para o fundo da descida» e «um homem quanto mais estiver no fundo, mais as recebe». É claro que o rapaz não cresce só graças ao senhor Gaetano. Na escola aprende (com entusiasmo) «os números, os anos da história, os lugares da geografia» e vai beber ao conhecimento também nos livros que um livreiro generoso lhe empresta com frequência e que ele lê avidamente.


Enfim, a sua história é verdadeira e nunca se encontrará nos livros, nela encontramos o esplendor e o horror, a mágoa e a despreocupação.


O livro está cheio de imagens, por vezes cómicas, típicas da tradição literária popular napolitana; está cheio de histórias que se sobrepõem; tem um desfecho melancólico e dramático ao mesmo tempo, mas encontra um ponto sólido que une, numa metáfora invulgar, toda a «abundância» a que, de vez em quando, De Luca não sabe pôr fim.
Um romance lançado pela editora Bertrand e que cativará os leitores a partir do dia 4 de Setembro.

1 comentário:

  1. ERRI DE LUCA estará presente com a Bertrand Editora no Instituto Italiano de Cultura de Lisboa (Rua do Salitre, 146) na Terça-feira, dia 20 de Outubro de 2009 pelas 19h00 para o lançamento de "O dia antes da felicidade". A apresentação sará feita por Gonçalo M. Tavares.

    IIC Lisboa

    ResponderEliminar