24 agosto 2009

Livro da Sociedade Portuguesa de Imonologia Premiado

Facto: o ser humano é dotado de um sistema imunitário que o protege contra os vírus, bactérias e fungos. Facto: hoje em dia ainda não temos vacinas eficazes contra doenças tão prevalentes como a SIDA ou as hepatites. Facto: o sistema imunitário provoca doenças como artrite reumatóide e/ou asma. Confuso?


A Sociedade Portuguesa de Imunologia (SPI) publicou um livro dirigido ao público em geral, com o objectivo dar a conhecer o sistema imunitário, e a forma como ele se articula. Por outro lado, o livro pretende explicar de que forma a Imunologia nos poderá ajudar no futuro, fornecendo algumas soluções para o tratamento de doenças como o cancro ou a SIDA. Uma aposta claramente ganha, uma vez que a publicação ganhou, de entre todas as iniciativas de divulgação da Imunologia a nível europeu, o segundo prémio atribuído pela European Federation for Immunological Societies.




Esta obra, cujo prefácio é assinado pelo Nobel de Medicina Peter Doherty, surgiu para assinalar o Dia da Imunologia, que se comemora em todos os países europeus a 29 de Abril. A cada sociedade coube a função de criar uma iniciativa para assinalar este efeméride, e Portugal optou por este obra, tendo como target prioritário os jovens.



O livro, que contou com o apoio exclusivo da Actimel e foi distribuído como suplemento gratuito do jornal Público do passado dia 31 de Maio, permite saber mais sobre os órgãos, tecidos e células do sistema imunitário, conhecer a resposta imunológica a infecções, bem como a história do bacilo de Koch que causa a tuberculose, e que confessa que, "de todos os órgãos do corpo humano, o que mais gosto de infectar é o pulmão". A razão é muito simples, o bacilo precisa de oxigénio para sobreviver. Outros temas abordados são a transplantação de orgãos e o papel do sistema imunitário no tratamento do cancro.

Sem comentários:

Enviar um comentário