10 agosto 2009

Exposição de fotografia documental no Museu do Oriente


O quotidiano de quatro cidades vietnamitas, captado pela objectiva de Ricardo França e reflectido em 21 fotografias, está em exposição no Museu do Oriente, a partir de 21 de Agosto.


Hanoi, Ha Long, Hoi An, Hue – Quatro paragens no Vietname espelha um diário de viagem, composto por fotografias intimistas que recriam ambientes únicos – de trabalho, de lazer, de relações familiares, de preparação e venda de alimentos, de trajes típicos, de momentos fúnebres, de lembranças – e constituem documentos onde se identifica a coabitação serena de práticas culturais modernas e ancestrais.


Ricardo França nasceu em Lisboa, em 1973. Iniciou-se na fotografia durante os primeiros anos do curso de Arquitectura e, em 1995, viajou pela Índia, onde experimentou, pela primeira vez, a fotografia documental a cor.


Nas viagens posteriores, a sua objectiva entrou, progressivamente, nos lugares que visitou, aproximando-o das pessoas e do seu quotidiano. Três anos e várias viagens mais tarde, trabalhou em Macau, experiência da qual resultou a primeira exposição individual, Habitar Macau.


A exposição está patente até 20 de Setembro, com entrada livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário