17 julho 2009

Grandes Momentos da História da Humanidade



Ao longo deste livro, Stefan Zweig dá-nos a conhecer 14 momentos fundamentais que marcaram a História da Humanidade, resgatando-os do esquecimento. Momentos fatais que, pela sua singularidade e raridade, determinaram o percurso da história.


O autor descreve a descoberta do oceano Pacífico; a conquista de Bizâncio; a «ressurreição» de Händel em 1741; a composição da Marselhesa por um génio esquecido; Napoleão e Wellington em Waterloo; a criação da elegia de Mareinbad de Goethe; a descoberta de Eldorado; o indulto de Dostoievski, momentos antes da sua execução; a instalação do cabo telegráfico entre Inglaterra e França; A Fuga Para Deus, uma peça em três actos com Tolstoi; a conquista do Pólo Sul; a viagem de Lenine para a Rússia em 1917.


Stefan Zweig (Áustria 1881 – Brasil 1942) foi poeta, ensaísta, biógrafo e romancista. Entre outras obras publicadas, destacamos Carta de uma Desconhecida, Vinte e quatro horas da vida de uma mulher, Amok, A novela de xadrez. O escritor austríaco de ascendência judaica suicidou-se, na companhia da sua mulher, em Petrópolis, Brasil, onde se refugiou depois de ver a sua terra natal ser ocupada pelos nazis. Tinha deixado de acreditar no futuro da humanidade.


A editora esfera dos livros lançará o livro ainda durante o mês de Julho.

Sem comentários:

Enviar um comentário