30 julho 2009

Churchill Estates Reserva Douro 2007


O Clashnews deixa-lhe como sugestão para um dos jantares deste fim-de-semana, um vinho de excepcional paladar.


Leia abaixo a ficha técnica deste Churchill Estates Reserva Douro 2007, mas não se esqueça que não há nada melhor que prová-lo.



FICHA TÉCNICA

Condições climáticas:
O ano vitícola 2006-2007 (período compreendido entre Novembro e Outubro), foi especialmente chuvoso nos meses de Novembro e Fevereiro, tendo voltado a ocorrer precipitação acima da média nos meses de Maio e sobretudo em Junho, com especial incidência no Douro Superior.
O clima na primavera e inicio de verão foi ameno e húmido. As previsões da colheita apontavam para uma quebra de 10% em delação ao normal, tendo algumas zonas de cota mais baixa sido afectadas por ataques de míldio e oídio.
O verão foi quente com temperaturas máximas em Julho e Agosto, regularmente superiores a 40ºC.
Alguma precipitação em Agosto ajudou a equilibrar a maturação das uvas, e com excepção de um dia de precipitação intensa, as condições climáticas durante a vindima foram excelentes, com tempo seco e quente ate meados de Outubro.

Castas:
40% Touriga Nacional, 30% Touriga Franca , 30% Tinta Roriz

Origem:
Este vinho e produzido a partir de uvas das nossas quintas no Douro.
As uvas são cortadas para caixas pequenas (cerca de 20 Kg/caixa) e transportadas para a adega onde são submetidas a um processo de selecção muito cuidadoso, sendo posteriormente esmagadas.

Vinificação:
A vinificação ocorre em cubas de inox, de pequena capacidade.
As uvas são totalmente desengaçadas e posteriormente esmagadas.
Após um período de 4 dias em maceração a frio, a fermentação ocorre sob temperatura controlada, procedendo-se a remontagens ligeiras e macerações prolongadas, conseguindo-se desta forma uma superior extracção aromática e polifenólica.

Estágio:
Aproximadamente 50% deste vinho estagiou 12 meses em barricas novas e usadas de carvalho francês, sendo posteriormente lotado com a selecção dos melhores vinhos que estagiaram em inox.
Foi colado e ligeiramente filtrado antes de ser engarrafado.
Notas de prova:
Uma cor vermelho-cereja intensa, apresentando aromas ricos e complexos de fruta madura, com notas de madeira bem integradas e nuances de canela.
Longo e elegante na boca, concentrado e complexo, mostra também uma excelente vinosidade.


Recomendações:
Servir à temperatura da sala (16-18ºC)
Decantar antes de servir


Para os amantes do vinho mesmo mais exigentes este é um vinho que faria o próprio baco perder a cabeça.

Sem comentários:

Enviar um comentário