05 setembro 2011

Motor: Novo Volkswagen Tiguan


SUV compacto da Volkswagen define novos padrões de baixos consumos, com apenas 5,3 litros aos 100 km.
Novos sistemas como “Detecção de Fadiga” e “Light Assist” oferecem maior segurança.
Chegou a nova geração Tiguan, um SUV que continua compacto mas que se assemelha esteticamente ao “irmão mais velho” Touareg. Um SUV que conta com motores potentes e, simultaneamente, económicos: o consumo médio do Tiguan 2.0 TDI BlueMotion Technology (110 cv) com tracção dianteira é de 5,3 litros por cada 100 km. Um SUV que desliga completamente o motor sempre que possível durante a condução em cidade, graças ao sistema Stop/Start. Um SUV que é um companheiro versátil e ideal para a vida em movimento, com uma excelente polivalência de utilização, muito prático, 1510 litros de capacidade para bagagem, até 2500 kg de capacidade de reboque (com tracção integral 4MOTION), e muitas outras características ímpares. Um verdadeiro Volkswagen!

Um SUV, dois mundos: O design dianteiro foi completamente reinterpretado.
O Tiguan continua a ser o único SUV da sua classe que está disponível em duas versões diferentes: uma para utilização em estrada (on-road) e outra especificamente modificada para condução fora-de-estrada (off-road).
Visualmente, as duas versões diferem nas respectivas secções dianteiras (on-road com ângulo de ataque de 18º, off-road com 28º). Ambas as versões exibem agora maior independência uma da outra, melhor comportamento dinâmico e maior requinte estético.

Sistemas de segurança high-tech: Com a alteração do modelo, foram introduzidos novos sistemas de assistência, tais como o sistema de detecção de Fadiga (de série nas versões Sport e Track), Light Assist (ópticas H7) para controlo de luzes de máximos através de câmara; Dynamic Light Assist (com ópticas bi-xénon) e Lane Assist (assistência à manutenção na faixa de rodagem). Todos estes sofisticados dispositivos estão agora disponíveis para o Tiguan, o mesmo sucedendo com o sistema de bloqueio electrónico do
diferencial XDS.
110 cv a 170 cv: As tecnologias utilizadas nos grupos propulsores tornaram-se ainda mais eficazes na economia de combustível. Todas as motorizações são de quatro cilindros, com sobrealimentação e injecção directa.
Os potentes motores a gasolina (TSI de 1,4) disponibilizam entre 122 e 160 cv, enquanto que os três enérgicos blocos Diesel (TDI) apresentam potências entre 110 e 170 cv. A caixa DSG de 7 velocidades (dupla embraiagem) está disponível em opção.
Um dos SUV mais económicos do mundo: Todas as versões Tiguan BlueMotion Technology contam com o sistema Stop/Start e regeneração da bateria. O resultado é que, mesmo com tracção integral, o Tiguan 2.0 TDI (140 CV) 4MOTION BlueMotion Technology, por exemplo, consome apenas 5,8 l/ 100 km! Sem dúvida que se trata de um dos SUV mais económicos do mundo.
Tal como anteriormente, as motorizações base são oferecidas com tracção dianteira. Como alternativa, também está disponível o motor 2.0 TDI de 140 cv com tracção dianteira, fazendo que esta versão seja capaz de ficar abaixo da barreira dos 5,5 litros, com um consumo médio de somente 5,3 l/100 km.
Dados e factos
Sistemas dinâmicos e de assistência: Suspensão adaptativa DCC (Dynamic Chassis Control), Light Assist (assistência da iluminação), Dynamic Light Assist, Lane Assist (assistência à mudança involuntária de faixa de rodagem), Sistema de detecção de Fadiga, Park Assist (assistência ao estacionamento), Park Pilot com visualização no ecrã, XDS (Bloqueio Electrónico do Diferencial).
Transmissão automática: DSG de 7 velocidades.
Bagageira: 470 litros – 1510 litros
Carácter: Modelo versátil com qualidades dinâmicas robustas.
Cores: 2 pinturas monocromáticas (branco “Candy” e azul “Deep Ocean”), 8 metálicas (azul “Night”, cinzento “Pepper”, prateado “Reflex”), prateado “Leaf”, beige “Titanium”, castanho “Toffee”, vermelho Wild Cherry” e azul “Acapulco”), 2 pinturas com efeito pérola (preto “Deep” e azul “Venetian”).

Sem comentários:

Enviar um comentário