07 setembro 2011

Motor: Audi A2 concept - a pensar no futuro da mobilidade eléctrica


O Audi A2 concept é um protótipo de propulsão eléctrica que possui um comprimento de 3,80 metros, uma largura de 1,69 metros e uma altura de 1,49 metros. As suas proporções correspondem às de um mini-monovolume, possuindo uma silhueta semelhante a uma berlina tradicional. A sua aparência e um conjunto de subtis detalhes criam um forte impacto visual. O tejadilho de vidro escuro muda de tonalidade, bastando pressionar um simples botão.
Com este protótipo, a ser apresentado a nível mundial na próxima semana no Salão de Frankfurt, a Audi deixa antever o próximo passo na tecnologia de iluminação LED a que denominou de “matrix beam”. A função de iluminação de longo alcance é processada através de um conjunto de pequenos díodos e de reflectores de diminutas dimensões. A luz traseira de nevoeiro é de díodos laser que projectam um triângulo vermelho na estrada como modo de advertência. Os farolins regulam a sua intensidade às condições de
visibilidade.
Existe uma banda luminosa dinâmica que percorre toda a carroçaria desde a parte dianteira até à posterior à altura do contorno inferior das janelas. Além de servir para iluminar fica intermitente quando o condutor acciona o “pisca”. Quando acontece uma travagem, uma luz vermelha percorre toda a parte lateral da carroçaria desde a parte traseira até à dianteira, evidenciando a pressão sobre os travões aos utilizadores de outros veículos na estrada. Também é iluminada em tonalidade azul quando o condutor se aproxima do veículo. As principais funções de condução recorrem à tecnologia by-wire, tais como a direcção ou os travões, por exemplo, sendo accionados electricamente.

Interior: leveza e funcionalidade
As cores e materiais no interior criam uma forte impressão de leveza e funcionalidade. As grandes áreas superiores e o piso têm um material novo e inovador de poliuretano com uma superfície de neoprene; um material com nervuras feitas de poliéster reciclado cobre a área do piso central. Elementos de alumínio destacam ainda o cockpit. A luz dinâmica está também localizada na área do cockpit do A2 concept, estruturada em dois arcos separados. Como todo o interior, o painel de instrumentos tem uma aparência leve e distinta com controlos intuitivos.
Possui quatro bancos independentes (cuja estrutura foi produzida em plástico moldado a quente), o que faz diminuir o peso total. O Audi A2 concept tem um local para guardar pequenos objectos no interior dos assentos dos bancos dianteiros. Entre os bancos traseiros existe espaço suficiente para transportar uma bicicleta, no caso de ser retirada a sua roda dianteira. O piso é plano e a posição da consola entre os bancos dianteiros está dependente da posição do banco do condutor. A área de carga tem dois níveis, e um
conjunto de redes funcionais no nível superior.
O volante inclui comandos com superfícies de controlo táctil para manusear algumas funções. A instrumentação é composta por três mostradores posicionados por cima da coluna de direcção, tendo a forma de “U”.
Quando o condutor liga o sistema eléctrico que move o veículo – através de um starter – uma banda luminosa rodeia o condutor e o passageiro, ao mesmo tempo que à direita do volante emergem dois painéis tácteis. As relações são seleccionadas através do painel do lado esquerdo, enquanto no direito estão os comandos da climatização e dos meios de comunicação. A consola retráctil entre os bancos possui um outro painel táctil para a introdução de caracteres e para outras funções secundárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário