07 setembro 2011

Motor: Novo Audi A6 Avant


A Audi volta a revolucionar a gama superior do mercado com o A6 Avant, um modelo criador de tendências, agora na sua sexta geração. Com as suas múltiplas inovações tecnológicas e uma construção híbrida em alumínio e aço, este modelo protagoniza o capítulo seguinte da grande história de êxitos escritos pelo A6 Avant. O novo Audi A6 Avant começa agora a circular nas estradas portuguesas com dois motores a gasolina (preços compreendidos entre os 62.800 euros e os 82.550 euros) e três blocos diesel (preços entre os 53.550 euros e os 78.550 euros).
Num primeiro olhar, o elegante Audi A6 Avant com um comprimento de 4,93 metros transmite uma imagem de agilidade e dinamismo; as suas proporções desportivas e elegantes, com uma linha de tejadilho baixa que termina num pilar D inclinado. Por solicitação do cliente a Audi oferece os grupos ópticos e os farolins numa tecnologia que resulta fascinante tanto tecnicamente como visualmente: a tecnologia LED. Para os faróis de Xénon plus é proposto o eficiente sistema adaptive light.
O novo Audi A6 Avant volta a a marcar o ritmo com o seu reduzido peso. A carroçaria oferece 20 por cento dos elementos em alumínio. A Audi, marca pioneira na construção ligeira a nível internacional, volta a colocar a fasquia ainda mais elevada. Em comparação com o modelo anterior, o peso total foi reduzido até 70 quilos. O A6 Avant 2.0 TDI, por exemplo, pesa apenas 1.640 quilogramas em vazio.
O interior deslumbra pelo seu desenho de vanguarda, uma excelente qualidade de acabamentos, um generoso equipamento e uma exemplar ergonomia. Entre os opcionais de tecnologia de vanguarda conta-se o head-up display, os bancos dianteiros com função de ventilação e massagem e todo um sistema de componentes de infotainment. Neste último caso destaca-se particularmente o sistema de navegação com disco rígido MMI navigation plus, cujo manuseamento é processado através de um ecrã táctil, assim como o Advanced Sound System de Bang & Olufsen.
Em relação à ligação à Internet, o novo Audi A6 Avant também ocupa a posição mais destacada entre os concorrentes deste segmento. Em cooperação com a Google é possível utilizar determinados serviços online no veículo, entre os quais a busca de destinos especiais mediante controlo por voz. Um ponto de acesso sem fios WLAN permite aos passageiros navegar pela Internet e aceder ao seu correio electrónico.
A informação de tráfego Audi online, outra das inovações deste modelo, notifica o condutor em tempo real e com grande precisão da desindade do tráfego na rota seleccionada.
Os sofisticados sistemas de assistência e de segurança da Audi proporcionam ao condutor uma soberania ainda maior. Alguns destes sistemas funcionam em estreita colaboração com o MMI navigation plus, tornando-os ainda mais eficientes. A oferta da Audi inclui como novidade o sistema de ajuda ao parqueamento plus com câmara de ambiente, um sistema que utiliza quatro pequenas câmaras para captar imagens nas imediações do veículo. Essas imagens são visualizadas no grande monitor de bordo em diferentes perspectivas.
A bagageira do novo A6 Avant oferece uma volumetria de 565 litros, a qual pode ser ampliada até 1.680 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. A Audi oferece um grande número de práticos equipamentos opcionais para a bagageira. Entre eles encontra-se a porta da bagageira automática comandado por sensores de movimento: quando o condutor, de pé e atrás do veículo, realiza um determinado movimento debaixo do pára-choques traseiro, os sensores accionam a abertura do portão sem que exista qualquer contacto.
A Audi lança o novo A6 Avant com cinco motorizações de injecção directa: dois blocos a gasolina e três blocos diesel TDI, com potências compreendidas entre os 177 Cv (130 kW) e os 300 Cv (220 kW). Mais tarde será proposto um motor 3.0 TDI biturbo com 313 Cv (230 kW) de potência. A sua impressionante potência é combinada com uma eficiência exemplar: em comparação com o modelo anterior, o consumo foi reduzido até 21 por cento. A versão 2.0 TDI, por exemplo, apresenta um consumo médio de apenas 5,0 l / 100 km. Todas as motorizações recorrem a tecnologias do programa de eficiência modular da Audi.
Em função da motorização, a Audi equipa o novo A6 Avant com diferentes transmissões: uma caixa manual de seis velocidades, o sistema multitronic de variação contínua, o sistema tiptronic de oito relações optimizado para mudar de velocidade com maior rapidez ou o desportivo sistema S tronic de dupla embraiagem e sete velocidades. Além da tracção dianteira é proposta a tracção integral permanente quattro. Em opção, o cliente pode optar pelo diferencial traseiro desportivo, que distribui a força motriz de uma maneira flexível entre as rodas traseiras.
A elaborada suspensão combina um dinamismo desportivo com um luxuoso conforto. O sistema de dinâmica de condução Audi drive select com modo efficiency é proposto de série em todos os motores sobrealimentados e a nova direcção assistida electro-mecânica apresenta um funcionamento altamente eficiente. Nas versões com tracção dianteira, o sistema de controlo de estabilidade ESP com bloqueio transversal electrónico proporciona uma manobrabilidade ainda mais precisa. Caso o cliente solicite pode optar pela suspensão pneumática adaptável e, mais tarde, também pelo controlo dinâmico da direcção.

O novo Audi A6 Avant em resumo
Carroçaria
- 4,93 metros de comprimento, 2,91 metros de distância entre eixos
- Inovador conceito de carroçaria, com numerosos componentes fabricados em alumínio
- Faróis Xenón plus e LED, assim como adaptive light com carácter opcional
- Bagageira variável com um volume de 565 a 1.680 litros; como opcção porta da bagageira abertura automática controlado por sensores e cobertura da bagageira eléctrica
Habitáculo
- Habitáculo com uma generosa oferta de espaço e um carácter de grande conforto
- Abundante equipamento de série, ampla oferta de opcionais do segmento de luxo
- Head-up display, iluminação ambiental e bancos dianteiros com função de ventilação e massagem disponível como opcional
Motores e transmissão
- Dois motores a gasolina e três TDI, todos com injecção directa, na fase de lançamento
- 2.0 TDI de 177 Cv (130 kW), consumo médio de apenas 5,0 litros / 100 km
- Mais tarde oferta acrescida a um novo e desportivo bloco 3.0 TDI bi-turbo e 313 Cv (230 kW)
- Caixa manual, multitronic, tiptronic e S tronic
- Motorizações V6 de série e opcionalmente com tracção quattro
- Tracção quattro com diferencial central autoblocante e vectorização do binário, diferencial traseiro desportivo em opção
Chassis
- Nova direcção assistida electro-mecânica, controlo dinâmico da direcção como opção
- Sistema de dinâmica de conducção Audi drive select com novo modo efficiency de série para todos os motores sobrealimentados
- Suspensão pneumática adaptável com amortecimento regulado disponível como opcional
- ESP com bloqueio transversal electrónico para os modelos com tracção dianteira
- Suspensão elaborada, potentes travões, rodas até 20 polegadas de diâmetro
Sistemas de assistência e informação
- Ultramodernos sistemas de segurança e assistência, como o Audi pre sense, cruise control adaptativo com função Stop & Go, Audi active lane assist, Audi side assist, night vision, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito e Sistema de assistência ao parqueamento com visão periférica
- MMI navigation plus com MMI touch e ecrã de 8 polegadas como opcional
- Bang & Olufsen Advanced Sound System com 15 altifalantes como opcional
- Ligação total à Internet, novos serviços online e de informação de tráfego

Sem comentários:

Enviar um comentário