16 junho 2010

Cultura: IX Feira do Granito

Não serão os foguetes a anunciar o arranque de um dos mais importantes eventos de Trás-os-Montes, a IX Feira do Granito, em Vila Pouca de Aguiar. Mas sim 250 caminheiros! Vindos de todo o país, concentrar-se-ão, no dia 19 de Junho, pelas 9h30, junto à Câmara Municipal, para percorrer 15 dos 300 quilómetros de caminhos pedestres que fazem do concelho transmontano aquele que dispõe da mais extensa rede de trilhos sinalizado, a nível nacional.

As paisagens são um forte atractivo... Afinal, caminhar por Vila Pouca de Aguiar é contactar com a sua imensa riqueza natural e histórico-cultural. Despontam no verde o Castelo de Aguiar, o milenar Complexo Mineiro Romano, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, a Barragem do Alvão e a Vila Pouca dos Pequeninos. Para não falar dos inúmeros relógios de sol e moínhos que dão às quatro estações do ano um tom diferente no coração de Trás-os-Montes.

A caminhada percorrerá cinco concelhos de Vila Pouca que têm “em comum o misticismo e o seu encanto”, revela um dos caminheiros, Fernando Beça. Os caminheiros vão percorrer as “doces colinas” de Vreia de Jales, Cerdeira de Jales, Raíz do Monte, Quinta de Jales e Barrela. A Rota do Ouro é uma atracção turística que continua a mover muitas pessoas até áquelas paragens transmontanas – o Parque Arqueológico situado no complexo mineiro de Tresminas é um ex-libris visitado anualmente por cerca de 600 pessoas que procuram encontrar nos túneis situados a mais de cem metros de profundidade a emoção e a aventura que em tempos passados moveram os romanos – os visitantes podem percorrer parte das galerias subterrâneas construídas para transportar o ouro e para drenagem das águas.

Foi nos sécs I e II d.C. que aconteceu o pico da exploração no couto de Tresminas – que ocupava uma área de cerca de 100 quilómetros quadrados -, era feita a céu aberto e o ouro extraído tinha como principal destino a cunhagem de moeda. Calcula-se que tenham trabalhado naquelas escavações dois mil homens durante 200 anos! Mas o Parque tem também reconhecida importância ambiental pois tem algumas espécies em vias de extinção como importantes comunidades de morcegos. A paisagem de urze e carqueja destaca-se na paisagem marcada pelas escarpas que resultaram das escavações. Embora muito se conheça sobre a exploração do Complexo de Tresminas, há ainda diversas questões que não encontram resposta: como era feita a exploração? Como se processava toda a cadeia do ouro? Onde moravam os trabalhores? Como funcionava o complexo sistema hidráulico? É para responder a estas e a outras questões que a Câmara Municipal tem no terreno a fazer prospecções uma equipa de arqueólogos.

Mas caminhar também pode aliviar a “culpa da gula”, inescapável quando a gastronomia é tão rica. Quantos resistirão ao cabrito assado com arroz de forno, aos enchidos ou às mouras pretas com grelos?

Porque caminhar é desfrutar!

IX FEIRA DO GRANITO
A IX edição da Feira do Granito – que se insere, igualmente, no projecto Vila Pouca de Aguiar - Capital do Granito –, tem como principais atracções as três pedras certificadas do concelho, designadamente Cinza Pedras, Amarelo Real e Cinza Real, utilizadas um pouco por todo o mundo – no Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Irlanda, Luxemburgo, Angola, Alemanha e, internamente, chegaram à Casa da Música ou ao Metro do Porto, apenas para citar alguns projectos mais emblemáticos. Este ano a Feira conta com a presença de mais de 130 expositores, dos quais meia centena relativos ao sector do granito, que representam um aumento de 16% face ao ano passado. A área total de oito mil metros quadrados da feira será igualmente ocupada por 30 expositores de artesanato, 10 de produtos regionais e uma praça de alimentação com cinco tasquinhas e três restaurantes. São esperadas mais de 20 mil pessoas. Para Domingos Dias, Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, este é o "evento sócio-económico mais importante da Capital do Granito, que se afirma a nível nacional e com expectativas de internacionalização".

Sem comentários:

Enviar um comentário