O Museu do Oriente (MdO) dá as boas-vindas ao Verão com uma nova programação que inclui múltiplas iniciativas, entre as quais, um ciclo de concertos, um programa de férias dirigido aos mais novos, cursos, seminários e um colóquio sobre a I República, bem como ateliês dirigidos a famílias, uma noite especial com uma oficina fora de horas e visitas temáticas.
Para celebrar as noites quentes, o MdO apresenta o Ciclo de Concertos de Verão – de 9 de Julho a 27 de Agosto – com vários espectáculos musicais que proporcionam uma viagem entre o Oriente e o Ocidente ao som do piano, do erhu (violino chinês) e do acordeão.
No ano em que se assinala o segundo centenário do nascimento de Chopin, o MdO recebe, a 7 de Julho, o pianista Desiré N’Kaoua, considerado um dos grandes intérpretes do famoso compositor. Sem Tempo, um espectáculo da Escola Superior de Dança e um recital dos Trigon, um quarteto romeno de jazz etno, são outros dos destaques para o trimestre.
No âmbito dos cursos e conferências, o Museu preparou o colóquio A I República e a Política Externa, que acontece em Setembro, estando também já abertas as inscrições para o curso Introdução à História da China e para o Seminário de Introdução ao Budismo Zen, que se realizam entre Outubro e Dezembro.
As exposições temporárias Sangam e Desporto em Macau, 1930-1970 – duas mostras fotográficas – podem ser visitadas neste trimestre, a par das exposições permanentes do MdO, Deuses da Ásia e Presença Portuguesa na Ásia.
A 15 de Agosto, este espaço museológico organiza uma oficina fora de horas (com dois horários, às 21h00 e às 22h30) que recria, em jeito de teatro, um serão com o antigo presidente da República, Manuel Teixeira Gomes, cuja colecção de peças orientais está exposta no Museu.
Para os mais novos, durante as férias de Verão, o Serviço Educativo preparou um conjunto de actividades de descoberta e exploração da cultura oriental, como ateliês e visitas-jogo. A família tem também lugar nesta programação, estando em destaque a oficina para comemoração do Dia do Mundial dos Avós, a 25 de Julho.
A juntar às visitas gerais pelas exposições permanentes, neste trimestre, o Museu aumenta as suas actividades regulares com novas visitas temáticas, que desvendam os segredos dos trajes, dos hábitos e dos sabores do Oriente, entre outros assuntos.
O Museu do Oriente está aberto entre as 10h00 e as 18h00, sendo que à sexta-feira, o horário prolonga-se até às 22h00, com entrada gratuita a partir das 18h00. Encerra à segunda-feira.
Sem comentários:
Enviar um comentário