O ŠkodaOctavia teve um crescimento sustentado desde o seu lançamento no mercado nacional. Com a introdução do motor 1.2 TSI, de 105 cv, a oferta não só passa a ser mais abrangente, como vem garantir a consolidação da gama e da própria Škoda em Portugal. O ŠkodaOctavia 1.2 TSI é proposto com uma caixa manual de 6 velocidades ou com uma transmissão automática DSG de 7 velocidades e com preços a partir de 17.460 (Limousine) e de 18.384,78 euros (Break).
O lançamento do novo ŠkodaOctavia 1.2 TSI surge num momento de crescente sucesso que a gama e a própria marca têm conhecido em Portugal. O novo ŠkodaOctavia 1.2 TSI apresenta todos os parâmetros que são desde há muito tempo apanágio da marca: espaço, versatilidade, qualidade de construção, fiabilidade, inovação tecnológica e uma relação preço / qualidade muito concorrencial. O público alvo do novo Octavia 1.2 TSI é, prioritariamente, o cliente que não realiza um número significativo de quilómetros anualmente.
O novo bloco 1.2 TSI 105 Cv
O coração desta nova versão está no motor sobrealimentado de 1.2 litros que debita uma potência de 105 cv e um binário máximo de 175 Nm entre as 1550 e as 4100 rpm. Valores que no Octavia Limousine, equipado com uma caixa manual de seis velocidades ou com a transmissão automática DSG de sete velocidades, permitem assegurar uma velocidade máxima de 192 km/h (191 km/h na Break) e uma aceleração 0-100 km/h em apenas 10,8 segundos (10,9 segundos na Break).
Este tipo de motorização de baixa cilindrada é compensado com recurso à adopção de um turbocompressor e uma injecção ultra-precisa de combustível de modo a conseguir-se uma optimização dos níveis de performance e de eficiência de consumos. A adopção de um turbo aumenta significativamente os níveis de binário, nomeadamente neste bloco a gasolina, enquanto a capacidade de força do motor surge em níveis de rotações muito mais baixos do que nos convencionais motores aspirados.
Cumprindo já a norma de emissões de gases de escape EU5, o novo ŠkodaOctavia 1.2 TSI oferece excelentes níveis de eficiência de consumos e, consequentemente, apresentam valores de emissões de CO2 extremamente baixos. Os consumos não ultrapassam os 5,7 litros aos 100 km na Limousine e os níveis de emissões são de apenas 134 g/km, valores excepcionais para o seu nível de performance. Quando em conjugação com a caixa optimizada DSG de sete velocidades, o novo motor 1.2 TSI de 77 kW (105 cv) permite ainda custos operacionais significativamente baixos.
Gama Octavia - atributos amplamente reconhecidos
Desde um design moderno e apelativo e elegantes linhas da carroçaria até ao mais ínfimo componente, o ŠkodaOctavia transmite uma ênfase ao nível da eficiência dinâmica e do conforto. O mesmo acontece num interior recheado de um completo equipamento nos diferentes seis níveis propostos: Classic, Ambiente, Sportline, Sportline Pack, Elegance e Elegance Pack.
Portas de grande dimensão e um generoso ângulo de abertura permitem entrar ou sair do Octavia com facilidade e conforto. O portão traseiro da Limousine é de abertura fácil e de grande amplitude, destacando-se a sua capacidade de 560 litros, o que continua a ser uma referência obrigatória neste segmento de mercado. O mesmo acontece com a versão Break, cuja grande amplitude de abertura do portão da bagageira permite o melhor acesso a um extraordinário espaço com uma volumetria que ascende a 1620 litros (encosto dos bancos traseiros rebatidos).
A Škoda numa Nova Era
A chegada desta versão do Octavia a Portugal coincide com um momento particularmente importante para a Škoda, cuja aceitação não pára de crescer nos quatro cantos do mundo, apresentando à data um crescimento acumulado de 16,6%, tendo atingido o recorde histórico nas vendas da marca no último mês de Maio com 65.349 unidades.
No mercado nacional destaque para a gama Octavia que teve um crescimento de 325,3% nos primeiros cinco meses de 2010 face a igual período do ano anterior, enquanto a marca teve um crescimento global de 109,4%. Um acréscimo que permitiu elevar a quota de mercado para 2,01%, tendo subido para o 15º lugar no “ranking” das marcas.
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