Inspirado em acontecimentos reais, o muito aguardado segundo romance de Vikas Swarup é um livro de leitura compulsiva que oferece um olhar perspicaz sobre a alma e coração da Índia contemporânea.
Até mesmo no crime há um sistema de castas…
Vicky Rai, um playboy filho de um influente político indiano, mata a jovem Ruby num restaurante em Nova Deli apenas porque ela recusa servir-lhe uma bebida. Sete anos depois, Vicky é julgado e absolvido pelo seu crime. E decide celebrar com uma festa de arromba. Mas esta festa vai ter um final inesperado quando Vicky é encontrado… morto.
Entre os 300 glamorosos convidados, a polícia encontra seis pessoas estranhas e deslocadas naquele meio, todas elas com algo em comum: uma arma. Arun Advani, o mais famoso jornalista indiano, está decidido a descobrir o culpado. E, ao fazê-lo, revela-nos as incríveis e emocionantes vidas destes seis excêntricos suspeitos: uma sex-symbol de Bollywood com um segredo vergonhoso; o membro de uma tribo primitiva em busca de uma pedra sagrada; um burocrata corrupto que acredita ser o novo Gandhi; um turista americano apaixonado por uma actriz; um ladrão de telemóveis com sonhos grandiosos e um político ambicioso disposto a tudo. Cada um deles teve motivos mais do que suficientes para premir o gatilho.
E poderá o leitor confiar nas revelações do jornalista? Ou terá, também ele, algo a esconder?
Vikas Swarup nasceu em Allahabad, na Índia, no seio de uma família ilustre. Frequentou a Universidade de Allahabad, onde se destacou como campeão de debates, vencendo diversas competições a nível nacional. Após a conclusão do curso, seguiu uma carreira diplomática, tendo sido destacado para países como os Estados Unidos, a Turquia, a Etiópia, o Reino Unido e a África do Sul. Está actualmente destacado no Japão, onde é cônsul-geral da Índia em Osaka.
Quem Quer Ser Bilionário?, o seu primeiro romance, foi traduzido para 42 línguas e venceu o Boeke Prize 2006 na África do Sul e o Prémio dos Leitores no Salão do Livro de Paris de 2007, para além de ter sido eleito o Livro Mais Influente do Ano em Taiwan em 2008. O romance foi também adaptado para cinema por Danny Boyle, num filme distinguido com mais de cinquenta galardões, incluindo oito Óscares e quatro Globos de Ouro. Seis Suspeitos está também a ser adaptado para o cinema, depois de já ter sido adaptado para a rádio pela BBC.
Para mais informações sobre o autor pode consultar o site www.vikasswarup.net

Sem comentários:
Enviar um comentário