24 maio 2010

Moda: Monseo cria para o Centenário da Anselmo

A marca de Alta Joalharia Monseo acaba de criar dois distintos anéis para assinalar o Centenário da prestigiada casa Anselmo 1910. São duas novas peças de joalharia, onde o glamour, o rigor, a tradição e contemporaneidade se aliaram em perfeita sintonia.

As novas peças de joalharia foram apresentadas pela primeira vez no evento comemorativo do Centenário da Anselmo 1910, realizado no passado dia 15 de Maio, no Hotel Pestana Palace, em Lisboa. As peças comemorativas estiveram em exposição durante o decorrer do evento e agora passam a estar à venda nos espaços Anselmo 1910 juntamente com as restantes colecções Monseo.

“A obra surge da ideia de criar um conjunto de peças exclusivas, que congratulam uma data memorável, e onde houve a possibilidade de trabalhar com diferentes formas de diamantes, valorizando a gema central, a Tanzanite. Em cada jóia procurámos reforçar o magnetismo de cada gema, porque uma jóia é um prazer guardado eternamente”, declara a criadora, Diana Vieira da Silva

"Sempre me interessei pela natureza, pela perfeita ordem da natureza onde tudo encontra o seu lugar. A Árvore é leve e ao mesmo tempo força.

Esta dicotomia é representada num anel. Estrutura aparentemente simples e reconhecível: um aro que o segura ao dedo. O tronco e as raízes seguram-se à terra. As folhas, os diamantes, fazem parte de um galho com folhas e outras ramificações. O processo está intrinsecamente ligado à forma e ao resultado final. Esta técnica torna a obra única porque as caixas das pedras são soldadas manualmente. Cada diamante é meticulosamente colocado junto a outro ocupando o espaço livre deixado pelos ramos. Cada gema é tratada individualmente de forma a enquadrar-se no conjunto harmonioso”, descreve Diana Vieira da Silva uma das peças da colecção.

A arte da joalharia, uma das mais antigas Artes Decorativas, representa a resposta de sucessivas gerações de artesãos ao desafio de transformar materiais. Uma peça de joalharia deve ser concebida como um artefacto onde é aplicada a arte e a técnica mas também o tempo.

O tempo da execução desta obra dá-lhe um valor acrescido porque a concepção está a par da execução. É um tempo paciente.

Uma jóia deve ser bela e delicada mas deve também exprimir as noções de autenticidade, de eternidade e de perfeita execução.

A Anselmo 1910 ao comemorar este ano o seu Centenário também é um testemunho que ao longo de gerações, procurou e conseguiu ir de encontro aos sonhos dos seus clientes, procurando sempre os melhores parceiros para as suas criações.

Sem comentários:

Enviar um comentário