Nos próximos dias 13 a 17 de Maio, a TOUCH irá apresentar no Meatpacking District, em Nova Iorque, uma exposição com a participação de designers de produto e mobiliário portugueses e brasileiros. Com curadoria de Zoë Melo e coincidindo com o ICFF (International Contemporary Furniture Fair), a INTER-CONNECTED mostrará um grupo de designers que desafiam o passado e exploram os limites do futuro. Estes visionários, distintos em personalidade e em estilo, trabalham aparentemente “des-conectados” nas dinâmicas do mercado dos seus respectivos países. No entanto, todos eles partilham uma herança cultural cultivada nesta exposição, que pretende ser uma plataforma de “inter-conexão” do design dos dois países.
A mostra deste colectivo de designers Luso-Brasileiros marca o segundo ano que a TOUCH, empresa de design situada em Los Angeles, nos Estados Unidos, organiza uma exposição paralela à New York Design Week. Do Brasil, marcarão presença no evento trabalhos de Brunno Jahara, Domingos Tótora, Estúdio Manus (Caio de Medeiros Filho e Daniela Scorza), Tátil Design (Fred Gelli), Kimi Nii, Cores da Terra (Guido Deleu), TeTe Knetch e Tatiana Sperherk, Rodrigo Almeida e 100% Amazonia (Installation). Em representação de Portugal podemos encontrar os projectos e designers Krv Kurva (Jorge Moita), SUSDesign (Ana Mestre, Eduardo Gonçalves, Fernando Brízio, e José Viana), Pedro Sottomayor, Rita Botelho, Rita Cordeiro, Raquel Soares, Studio Veríssimo e The-Home-Project* (Albio Nascimento e Kathi Stertzig).
Como parte do empenho da TOUCH na promoção do diálogo em design, a empresa vai também organizar durante esta semana um “Design Talk”, moderado pelo crítico de design português Frederico Duarte e onde estarão presentes alguns dos designers convidados para a exposição. Durante o evento, uma selecção de produtos estará à disposição para compra na secção da “pop-up store”.
Ainda durante a Semana do Design em Nova Iorque, o MoMa (Museu de Arte Contemporânea) vai apresentar o projecto “Destination Portugal”, que reúne uma colecção de produtos de designers portugueses, na loja do Museu em Soho. “Destination Portugal” faz parte da iniciativa “Destination: Design Series”, organizada pelo MoMa com o objectivo de dar a conhecer as tendências actuais do design, em diversos países. Em cada edição é escolhido um país, que selecciona peças de designers locais para estarem representados nos espaços comerciais do Museu. Nos últimos anos, fizeram parte da iniciativa países como a Finlândia, a Dinamarca, o Brasil e o Japão.
Com a INTER-CONNECTED, este é o segundo ano que a TOUCH participa na New York Design Week. Em 2008, provocou um forte impacto na comunidade do design, quando transformou um armazém vazio no Chelsea num espaço onde virtualmente tudo era “eco-friendly”, tornando-se o próprio edifício parte da instalação. A TOUCH NY foi uma exposição de design social e sustentável, apresentando várias peças de mobiliário, acessórios e instalações feitas de materiais reciclados e reutilizados. O objectivo deste projecto era submergir o visitante no contexto do movimento, não só exibindo trabalhos compostos por materiais reciclados mas também envolvendo os visitantes, para criar uma experiência completa. Esta exposição representou, também, o lançamento oficial da TOUCH.
(Legenda da foto: "QUEIJEIRA" - Projecto Cultura Intensiva by The-Home-Project* / Albio Nascimento + Kathi Stertzig / 2009 Feito em madeira de oliva + vidro reciclado)
(Legenda da foto: "QUEIJEIRA" - Projecto Cultura Intensiva by The-Home-Project* / Albio Nascimento + Kathi Stertzig / 2009 Feito em madeira de oliva + vidro reciclado)
Sem comentários:
Enviar um comentário