No âmbito da Festa do Japão, o Museu do Oriente organiza uma série de seis workshops dedicados ao cosplay, no fim-de-semana de 8 e 9 de Maio, com o objectivo de dar a conhecer esta arte performativa, popularizada no “País do Sol Nascente”.
Técnicas de costura, de maquilhagem e caracterização, fotografia, acessórios e armaduras são os temas abordados nestas oficinas, promovidas em colaboração com a Associação Portuguesa de Cosplay, que culminam com um concurso, no qual os participantes têm a oportunidade de mostrar o que aprenderam.
E como o concurso é uma das vertentes mais apelativas deste hobby, o MdO dá ainda a oportunidade aos participantes de aprenderem algumas técnicas básicas de palco, de modo a que os cosplayers retirem o melhor proveito deste, enquanto proporcionam um bom espectáculo a quem assiste na plateia.
O termo cosplay resulta da combinação das palavras inglesas costume e play e descreve uma actividade lúdica através da qual os participantes – cosplayers – manifestam a sua preferência pelas personagens, sobretudo de manga, anime ou videojogos, vestindo-se e agindo como elas.
Sem comentários:
Enviar um comentário