26 janeiro 2010

Beleza: Perder e manter peso de forma saudavel


Sabe quais são os segredos dos Americanos para perder peso?



Alterar hábitos alimentares e intensificar a actividade física. Mas além da actividade física, que outras preocupações devemos ter?


1. Tomar pequeno-almoço diariamente


2. Verificar o peso uma vez por semana


3. Ver menos de 10 horas de televisão por semana


4. Praticar exercício uma hora por dia


Estas foram conclusões foram apuradas nos EUA pelo estudo National Weight Control Registry (NWCR), que em Portugal está a servir de inspiração ao Registo Nacional de Controlo de Peso (RNCP): http://www.registodepeso.net/


Este programa tem como objectivo perceber que tipo de comportamentos adoptam os Portugueses que conseguem perder peso. Podem participar todos os adultos que perderam pelo menos 5kg e conseguiram manter o peso, pelo menos, por 1 ano. Cada pessoa é avaliada durante um ano por uma equipa multidisciplinar e as conclusões vão apurar as estratégias que os Portugueses usam para a perda e manutenção de peso de forma saudável.


Uma das conclusões já apuradas junto das 150 pessoas inscritas no programa é que os Portugueses praticam mais actividade física no exterior e fazem restrições de gorduras na alimentação.


O Registo Nacional do Controlo de Peso decorre no Laboratório de Exercício e Saúde da Faculdade de Motricidade Humana (LabES-FMH), da Universidade Técnica de Lisboa, unidade de investigação com larga experiência na avaliação e prescrição de actividade física e exercício, na avaliação da composição corporal e variáveis metabólicas e que conta com técnicos especializados em avaliação nutricional, avaliação de actividade física e avaliação psicológica.

1 comentário:

  1. Excelente iniciativa, que vai sem dúvida trazer grande valor ao estudo e tratamento da obesidade em Portugal.
    Recomendo a visita ao site www.registodopeso.net e a adesão á página do facebook http://www.facebook.com/home.php?#/profile.php?ref=profile&id=100000708093137.
    Todos temos a ganhar em passar a palavra!

    ResponderEliminar