Os Metais e a Sinfonia é o espectáculo que o Brass Ensemble da Metropolitana apresenta a 21 de Maio, às 21h30, no Museu do Oriente, no qual aos sons dos trompetes, das trompas, tubas e trombones e outros instrumentos de sopro, se juntam os mais variados instrumentos de percussão, para interpretar um repertório de elevada exigência técnica e grande efeito sonoro.
Sob direcção musical de Reinaldo Guerreiro, o programa interpretado pelo Brass Ensemble foge à tradicional imagem de uma sinfonia, associada a outro tipo de formações, também com instrumentos de cordas. Neste contexto, nomes como os de Beethoven ou Brahms dão lugar a outros menos conhecidos, como Alfred Reed ou Gunther Schuller, que apesar de referências incontornáveis no reportório para formações de sopros estão ainda longe de ser globalmente reconhecidos entre o público.
Formado por actuais alunos e professores das escolas da Metropolitana, o Brass Ensemble da Metropolitana surgiu, precisamente, para questionar ideias feitas e mostrar todas as capacidades dos instrumentos de sopros e dos novos reportórios que para eles estão a ser criados.
Sem comentários:
Enviar um comentário