07 maio 2010

Cultura: Festa do Japão despede-se do Museu do Oriente

A Festa do Japão aproxima-se do fim e, para assinalar o momento, o Museu do Oriente prepara um fim-de-semana repleto de actividades dedicadas ao “país do sol nascente”. A 8 e 9 de Maio, o público pode assistir ao documentário “Peregrinações”, participar no encontro da Confraria Atlântica do Chá, com palestras e degustações, e num workshop de Tenchi Tessen.

Estes dias de festa arrancam com um encontro dedicado a uma das bebidas mais apreciadas em todo o planeta. Sob o mote “O Chá no Mundo”, a iniciativa da Confraria Atlântica do Chá proporciona uma viagem pelo universo das diferentes infusões, levando os participantes a conhecer o “espírito” e os diferentes sabores, como o gorreana, ou a história do chá dos Açores, os chás japoneses, vietnamitas, chineses e indianos.

Também a 8 de Maio, às 17h00, no Auditório, é exibido o documentário “Peregrinações”, realizado em 2008 por Nuno Pires e Nathalie Benady, e produzido pela ANDAR filmes. Este é um retrato cruzado de duas histórias que se distanciam por duas mil léguas – Hideco, que lamenta não ter nascido em Portugal, e Paulo, que considera o Japão a sua segunda pátria. Ela canta fado em Tóquio, ele gere um salão de chá luso-japonês em Lisboa, com a ajuda da mulher, Tomoko.

O fim-de-semana termina em ambiente de descontracção, com um workshop e uma demonstração de Tenchi Tessen, a arte do movimento, cuja finalidade é permitir ao ser humano reencontrar a harmonia consigo e com o mundo, entre o Céu (Ten) e a Terra (Chi).

Sem comentários:

Enviar um comentário