02 abril 2010

Música: Taio Cruz lança Rokstarr

O londrino Taio Cruz, cujo single “Break Your Heart” chegou ao primeiro lugar do Top de singles britânico e também ao primeiro lugar do Billboard Hot 100, a tabela oficial de singles nos Estados Unidos, estabelecendo-se definitivamente - aos 26 anos - como um artistas a solo em nome próprio, terá o seu segundo álbum, ”ROKSTARR”, editado em Portugal no final de Maio, através da Universal Music.

O álbum inclui ainda outro single que chegou a Nº1, "Take You Back", uma colaboração com Tinchy Stryder. Os convidados especiais do álbum são a estrela emergente norte-americana Ke$ha e Tinchy Stryder. Composto, produzido e arranjado pelo multi-talentoso Cruz, este álbum inclui doze temas, entre os quais se encontram ainda "Dirty Picture", "I’ll Never Love Again", "Only You", "Feel Again" e a faixa-bónus "The 11th Hour".

Apesar de "Break Your Heart" ter sido a sua primeira edição a solo de 2009, Taio esteve igualmente envolvido durante esse ano em projectos de sucesso com outros artistas. Para além de ter completado o álbum "Rokstarr", que se seguiu ao seu álbum de estreia (que vendeu 150 mil cópias) "Departure", Taio compôs e produziu o febrilmente antecipado novo álbum de Cheryl Cole, atingiu o seu segundo Nº1 do Top de singles britânico com o tema que compôs para Tinchy Stryder/Amelle "Never Leave You", e compôs e colaborou no single de Tinchy que chegou ao terceiro lugar do mesmo Top, "Take You Back".

"Break Your Heart" é o primeiro single de Taio depois de ter explodido na cena musical britânica com os sucessos massivos de "Come On Girl" e "I Can Be", ambos retirados do seu álbum de estreia - que chegou a Disco de Ouro - "Departure". O sucesso comercial e de crítica tanto dos singles como do álbum depressa estabeleceram Cruz como um dos mais excitantes artistas britânicos e emergir nos anos mais recentes. Durante os últimos três anos, o talento de Taio como compositor e produtor foi aproveitado, entre outros, pelas Sugababes, Leona Lewis, Usher, Justin Timberlake, Britney Spears, Pussycat Dolls, JLS, Anastacia, Alexandra Burke e muitos outros, enquanto Simon Cowell considerou "Departure" como "um dos melhores álbuns de 2008".

Ainda antes da edição e do sucesso de "Departure", Taio era já bem conhecido nos Estados Unidos, com o super-produtor Dallas Austin a considerá-lo como "o novo Babyface". Vivendo e trabalhando nos Estados Unidos, ele desenvolveu as suas capacidades compondo e gravando com gente como Tricky Stewart, o homem por trás do grande sucesso de Rihanna, "Umbrella". De facto, a canção foi originalmente composta para ser Taio a interpretá-la, até que Jay-Z a ouviu, a ofereceu a Rhianna e... o resto é História. O trabalho de Taio saltou o Atlântico com as suas brilhantes composições e produções para uma série de artistas britânicos de topo. Rapidamente reconhecido como o melhor compositor e produtor britânico da actualidade, Taio trabalhou desde aí com alguns dos maiores nomes britânicos enquanto compunha e gravava o seu segundo álbum.

O sucesso do primeiro single, cujo video já foi visto mais de um milhão e 300 mil vezes no YouTube, e a edição do novo álbum, são a prova, se tal prova fosse necessária, de que, com Taio Cruz o Reino Unido tem o seu próprio conquistador de Tops e um artista/compositor/produtor que pode rivalizar ombro-a-ombro com os melhores artistas pop norte-americanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário