Robert Muchamore está em Portugal para o lançamento de Olho por Olho, sexto volume da colecção CHERUB. O evento acontece na Feira do Livro de Lisboa, este sábado, às 15:00, no espaço da Porto Editora. No domingo, à mesma hora, o autor dá uma sessão de autógrafos.
O novo livro da colecção era há muito reclamado pelos milhares de fãs – mais de sete mil estão registados no sítio oficial português –, através de e-mails para a editora ou mensagens via perfil da colecção na rede social Hi5. Os pedidos chegam a ser desesperados e revelam um fanatismo enorme pela leitura dos títulos da CHERUB. As mensagens a perguntar pela publicação de novo livro chegam quase sempre acompanhadas de um «eu já li todos os livros várias vezes» e “várias”, neste contexto, chega a significar cinco ou seis.
Assim, a Porto Editora considerou que a vinda do antigo detective privado – agora escritor de romances de cariz policial, tal como o “mestre” Dashiell Hammett, só que para um público juvenil – a Portugal era uma excelente forma de premiar os fãs de uma colecção que põe, efectivamente, os jovens a ler.
Em 2009, tendo-se apercebido de que muitos estudantes optavam por livros da CHERUB para leituras de âmbito escolar, a Porto Editora recolheu depoimentos de vários professores de português. E as opiniões não podiam ter sido mais positivas: Regina Campos, professora em Braga, disse que quando sugere o primeiro título «os leitores gostam e logo de seguida lêem os outros livros»; Maria Oliveira, professora em Loures, revelou que os alunos «solicitaram que os livros fossem incluídos no Plano Nacional de Leitura pelo facto de serem tão apelativos»; Cândida Filomena Batista, docente em Vieira do Minho, contou que, na biblioteca da escola, «o livro está sempre a ser requisitado, porque os alunos publicitam-no uns junto dos outros». Estes são apenas alguns dos exemplos de reacções (ver depoimento completo de professora na página seguinte) que deixam a Porto Editora muitíssimo satisfeita com o impacto da colecção CHERUB.
Olho por Olho está disponível na generalidade das livrarias a partir de hoje.
Sem comentários:
Enviar um comentário