24 abril 2010

Cultura: Wojtyla em Cascais

Com estreia marcada para o dia 18 de Maio, data em que o Papa João Paulo II completaria 90 anos e no ano, e até mesmo dia, em que é iminente o anúncio da sua Beatificação, nasce o projecto “WOJTYLA”, um musical inédito no país que homenageia um homem e figura fulcral do século XX que poucos deixou indiferente, quer por razões civis ou motivações cristãs.

O Auditório Senhora da Boa Nova, no Estoril, entre os dias 18 e 22 de Maio de 2009, vai ser palco de um musical enérgico e comovente, com fundação em histórias verídicas, testemunhos da vida de quem se cruzou com Karol Wojtyla e o seu respectivo impacto na existência dessas pessoas. Momentos decisivos ou de pura diversão permitirão assim dar a conhecer a essência de João Paulo II como jovem e como homem, bem como exemplo de alegria, perseverança e bondade.

Ao longo do espectáculo, 26 artistas e uma orquestra de 12 elementos vão interpretar grandes temas musicais que cruzam compositores como Mick Jagger, Jacques Brel, Schubert, Andrew Lloyd Weber, Stephen Soundheim e Jason Robert Brown. A par de toda a produção musical - cantada em português, inglês, espanhol, francês e italiano - a coreografia, projecções de luz e multimédia, bem como o guarda-roupa, permitirão revisitar o tempo e o espaço dos momentos que, por serem tão especiais e transversais, são evocados neste musical.

Com Encenação a cargo de Matilde Trocado, Direcção Musical de Hugo Reis e a Coreografia desenhada por Isabel Roquette, o Musical “WOJTYLA” é uma produção que conta com cerca de 150 pessoas a colaborar, 90% das quais em regime de voluntariado, para providenciar um cenário grandioso - num espaço dotado da mais alta tecnologia e com capacidade de mais de 600 lugares - e contribuir para tornar este espectáculo um projecto abrangente, que vai superar as expectativas.

Todas as receitas do projecto “WOJTYLA” reverterão a favor da Paróquia de Cascais, AJU – Associação Jerónimo Usera e Auditório Senhora da Boa Nova. O Musical conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, Escola Salesiana do Estoril, Guia da Cidade, CUF Cascais, BPI e a agência de comunicação Imago.

O sucesso da página “WOJTYLA” no Facebook antevê a receptividade ao musical, tendo reunido num só mês, perto de 1300 fãs em Portugal, país a que João Paulo II está ligado, como nenhum outro Papa, através do Mistério de Fátima.

Sem comentários:

Enviar um comentário