08 abril 2010

Gastronomia: Vinhos portugueses fazem sucesso em Nova Iorque

Mais de 750 pessoas provaram os vinhos portugueses em Nova Iorque durante a prova de vinhos organizada pela ViniPortugal, no Cipriani da 42 Street, no dia 1 de Abril. O evento contou com 52 empresas portuguesas participantes e correspondeu a um dos eventos organizados pela ViniPortugal com maior adesão de visitantes.

Até ao dia 8 de Abril decorrem as provas anuais de vinhos portugueses no Canada e nos Estados Unidos EUA, uma organização da ViniPortugal que tem como objectivo a promoção dos vinhos portugueses ao nível internacional e que reúne mais de 60 empresas e 450 vinhos portugueses.

“O mercado dos EUA é um mercado prioritário para a ViniPortugal, sendo actualmente o maior mercado de vinhos do mundo, representando o segundo maior mercado em valor para os vinhos portugueses com 20.572 milhões de dólares e de 7.75 milhões de litros. Mesmo em tempos de abrandamento económico os EUA demonstraram dinamismo e rotatividade para os vinhos de mesa Portugueses”, afirma Francisco Borba, Presidente da ViniPortugal.

Durante estes eventos emblemáticos, que passam também pela cidade de são Francisco (no Hotel Westin St. Francis), será apresentada a nova marca Wines of Portugal e estão organizados seminários educacionais, sob o tema Wines of Portugal – A World of Difference que serão apresentados, alternadamente, pelo Master Sommleier John Szabo, o Master Sommelier Evan Goldstein e o professor Michael Weiss director de estudos vínicos pelo Culinary Institute of America.

“Para Portugal é muito importante capitalizar a parte oeste dos EUA onde existem menos vinhos portugueses e onde é crucial ganhar mais notoriedade e distribuição”, afirma Francisco Borba.

As provas, direccionadas exclusivamente para profissionais do sector, têm início em Toronto, na conhecida Art Gallery of Ontário e contam com a presença de 50 empresas participantes que têm aqui a possibilidade de apresentar as suas novas colheitas.

A escolha do Canadá como um dos países anfitriões desta edição de provas anuais remete para a sua funcionalidade ao nível dos monopólios estatais de venda de bebidas alcoólicas e o monopólio do estado de Toronto (LCBO) ser a maior entidade de compradores de vinhos no mundo, sendo, actualmente o quinto mercado de exportação para vinhos portugueses valendo cerca de 14 milhões de euros e 5 milhões de litros.

As provas terminam com a presença na mais antiga feira de distribuição dos EUA – WSWA (Wines & Spirits Wholesalers of America), que decorre em Las Vegas de 6 a 8 de Abril, onde Portugal vai participar pela primeira vez e onde vão estar presentes 14 empresas. Esta feira, destinada a importadores e distribuidores, permite uma maior abertura a novos mercados.

Sem comentários:

Enviar um comentário