09 fevereiro 2011

Música: Yolanda Soares - Rock progressivo no feminino, único em Portugal

Rock progressivo (também referido como prog rock), é um sub género de música rock que se desenvolveu em finais da década de 60 e inícios de 70 como parte da tentativa britânica de elevar a música rock a novos níveis estilísticos de credibilidade artística.

A “Oxford Companion to Music” refere que as bandas de rock progressivo “...exploram extensas estruturas musicais que envolvem texturas e técnicas instrumentais complexas e muitas vezes englobam assuntos esotéricos...”.

Adicionalmente os arranjos incorporam muitas vezes influências vindas do clássico, jazz e música do mundo.

Instrumentais são comuns, assim como as letras são muitas vezes conceptuais, abstractas ou baseadas em fantasia.

Bandas de rock progressivo fazem álbuns conceptuais com histórias épicas ou abordando um tema global.

O termo foi inicialmente aplicado a bandas como Pink Floyd, Yes, Génesis, Emerson, lake & Palmer, Soft Machine, etc. Atingindo a popularidade em meados dos anos 70.

Yolanda Soares com Metamorphosis pretende assim ser um marco na história do rock progressivo em Portugal, feito no feminino e com um toque muito lusitano. É um conceito que surgiu exactamente a pensar num novo caminho para a música e para a cultura portuguesa.
 
Damos-lhe também a conhecer o vídeo dos melhores momentos do espectáculo no Coliseu do Porto, desta magnifica produção “Metamorphosis”, da cantora Yolanda Soares.

Para visualizar este espectáculo clique aqui.
 
O seu mais recente trabalho intitulado "Metamorphosis", foi o projecto escolhido para 2010 pelo Montepio, para celebrar os seus 170 anos com 4 magníficos espectáculos nos Coliseus de Lisboa e Porto. Um sucesso comprovado, com os Coliseus cheios, desta cantora que é considerada uma das melhores vozes do nosso país. Com características vocais e artísticas únicas, Yolanda Soares apresenta um espectáculo incrível de sonoridades portuguesas e muito internacional também. Neste espectáculo Yolanda transforma-se como uma "borboleta". Ela é guerreira e é feminina. Transparece duas personalidades inerentes à mulher do séc. XXI.

Agora, e especialmente para auditórios, apresenta-se com um formato muito apelativo e mais reduzido tornando os seus concertos mais intimistas e acessíveis a todos.

Visite o site: www.yolandasoares.com

Sem comentários:

Enviar um comentário