Em meados de 2010, a Volkswagen apresentou na famosa Times Square de Nova York, uma geração totalmente nova do Jetta, atraindo estrelas internacionais como Katy Perry. Agora, o mais completo e atraente Jetta de sempre está também a ser lançado na Europa, inaugurando uma nova era para um modelo que será bem recebido em locais tão distante e diferentes como Helsínquia, Roma, Istambul ou Lisboa. As expectativas são enormes e a mais recente geração do Jetta prepara-se para “exportar” para a Europa o mesmo nível de sucesso obtido nos EUA.
Com efeito, este modelo compacto tem todo o potencial para o fazer. Nunca antes um Jetta apresentou um apelo tão desportivo, consumos tão baixos e dimensões tão generosas. Na verdade, os tempos em que o Jetta era apenas uma derivação do Golf, pertencem ao passado: a partir de agora, estes dois bem sucedidos modelos seguirão os seus próprios caminhos. O novo Jetta é significativamente maior do que o modelo antecessor (4,64 m contra 4,55 m) e revela-se como uma berlina espaçosa e de apelo desportivo com requintes topo de gama e capaz de oferecer uma condução activa e dinâmica.
Nas palavras do Presidente do Conselho de Administração da Volkswagen AG, Martin Winterkorn, “optámos por redefinir totalmente a tecnologia e o estilo do Jetta, fazendo com que o nosso modelo nº 1 nos EUA traga para a Europa o mesmo elevado estatuto obtido do outro lado do Atlântico. Apostamos em preços muito competitivos e o Jetta vai trazer uma nova dimensão de qualidade às berlinas compactas.”
Disponível nos níveis de equipamento Trendline, Confortline e Highline, o novo Jetta dá um passo enorme em frente em termos de conceito e de estilo exterior.
Como já foi referido, a estética já não é uma derivação do Golf; em vez disso, segue o seu próprio estilo, fazendo do Jetta um modelo forte e independente, tal como o Eos e o Tiguan. Designers e engenheiros desenvolveram também um interior totalmente novo. Nesta elegante berlina de cinco lugares, a configuração
dos lugares traseiros oferece agora bastante mais espaço (um ganho de 6,7 cm em espaço para as pernas) garças à maior distância entre eixos do modelo (por sua vez, uma consequência do maior comprimento do veículo). Com estas dimensões, o Jetta preenche eficazmente o espaço entre o compacto Golf (4,20m de comprimento) e o novo – e grande – Passat (4,77 m de comprimento).
Eficiência sem compromissos
Mesmo nas motorizações de menor cilindrada, o Jetta marca as referências. Um bom exemplo disso é o 1.6 TDI de 105 CV: na versão BlueMotion Technology, este eficaz turboDiesel de injecção directa consome apenas 4,2 l/100 km (o equivalente a 109 g/km de CO2). O mesmo se pode dizer do 1.2 TSI também
com 105 CV e BlueMotion Technology: este motor com injecção directa de gasolina necessita somente de 5,3 l/100 km (correspondentes a 123 g/km de CO2), um valor excepcional tendo em conta que se trata de uma versão capaz de atingir 190 km/h de velocidade máxima. Está também disponível um motor TDI com 140 CV e um TSI com 200 CV, este último, a introduzir em data posterior. Como se pode constatar, o novo Jetta é movido exclusivamente por motores de alta tecnologia com sobrealimentação e injecção directa. Com
excepção do TSI de 105 CV, todos os motores podem ser combinados com a caixa de dupla embraiagem DSG.
Três níveis de equipamento
Trendline: O nível de equipamento Trendline constitui a porta de acesso à gama Jetta. No que respeita à segurança, a dotação de série inclui seis airbags (oito em opção), cinco apoios de cabeça optimizados para colisões (os dianteiros possuem protecção contra o efeito de chicote), luzes diurnas, detecção de uso
de cinto de segurança, activação automática das luzes de emergência (“quatro piscas”) numa travagem forte, controlo automático de arranque em subida (“Hill Hold Assist”), ABS com assistência à travagem e ESP com estabilização de atrelado.
Exteriormente, o Jetta Trendline inclui detalhes como as jantes de liga leve “Sedona” de 16 polegadas com pneus 205, retrovisores exteriores eléctricos e aquecidos e com indicadores de mudança de direcção integrados e vidros com filtro solar esverdeado. No interior, o conforto e a conveniência são incrementados com elementos como o ar condicionado Climatic, filtro de pó e de pólen, fecho central com comando à distância, apoio de braço dianteiro, rebordos cromados nas saídas da climatização, indicador multifunções “Plus”, banco do condutor regulável em altura (revestimentos em tecido “Cardeol”), sistema de rádio RCD 310 e alarme. O Jetta Trendline conta também com volante multifunções, manípulo da alavanca de velocidades e punho do travão de mão, revestidos a couro.
Confortline: A versão de equipamento médio Confortline distingue-se exteriormente por inserções cromadas na grelha dianteira e jantes de liga leve “Navarra” de cinco braços.
No interior, a dotação de equipamento do Jetta Confortline é reforçada por bolsas de arrumação nas costas dos bancos dianteiros, bancos dianteiros com 8 níveis de regulação, bancos revestidos a tecido “Sienna” e inserções a negro “Black Piramid”. Também fazem parte o Pack “Chrome” (cromados), que inclui botão rotativo das luzes e mostrador da climatização.
O equipamento de série engloba ainda o sistema de climatização automática (Climatronic), sistema Park Pilot (à frente e atrás), Cruise Control, sensor de chuva, sistemas Coming Home/Leaving Home, espelho retrovisor interior com função anti-encandeamento, luzes dianteiras de nevoeiro com função de iluminação em curva, rebaixamento automático do retrovisor do lado do passageiro ao engrenar a marcha-atrás e quatro luzes de leitura (2 à frente e duas atrás).
Highline: A versão mais exclusiva do Jetta pode ser combinada com todos os motores TDI. Por fora, o Jetta Highline distingue-se das outras versões pelas jantes de 17 polegadas de dez braços (“Porto”) com pneus 225, moldura cromada na entrada de ar inferior, frisos cromados na parte inferior das janelas laterais e lava-faróis.
O Pack “Inverno”, em opção (inclui bancos dianteiros aquecidos e jactos do limpa-vidros aquecidos), ajuda a ultrapassar os dias mais frios. Outros detalhes que fazem a diferença na versão Highline, são os bancos desportivos com tecido “Gloss” e couro com duas tonalidades de cor, inserções “Iridium Printed”, sistema
de rádio RCD 510 com leitor para 6 CD integrado e Touch Screen, espelhos retrovisores exteriores rebatíveis electricamente e suspensão desportiva.
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